Vencedores da terceira edição da Gincana da Câmara recebem prêmios
A terceira edição da Gincana “Sua casa, nossa Câmara!” chegou ao fim. Após oito meses de ações de consciência política e cidadã e de valorização da história de Ponte Nova e do Legislativo, que mobilizou a comunidade escolar no Município, a Câmara realizou, na última sexta-feira (20), a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso. (Veja as fotos).
O Plenário ficou cheio com a presença dos participantes mais bem classificados, além de suas famílias e amigos que também prestigiaram a cerimônia.
No evento, a Câmara homenageou os membros da Comissão Avaliadora dos trabalhos dos participantes do Concurso: Maria das Graças Bigon Sanches; Ester Alves Magalhães Trindade; Ademar Antônio Nunes Figueredo; Ednéia da Silva Tomaz; Ivani Damasceno; José Alfredo Padovani; Wander José Silva; e Afonso Mauro Pinho Ribeiro. Todos atuaram de forma voluntária.
Compuseram a Mesa Diretora do evento o presidente da Câmara, Dr. Wellerson Mayrink (PRD); o secretário, Antônio Carlos Pracatá (PDT); o comandante da 21ª Companhia da Polícia Militar, Major Maciel da Silva Oliveira; o delegado regional de segurança pública, Carlos Roberto Souza da Silva; o delegado Silvério Rocha de Aguiar; e a inspetora escolar e representante da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova, Maria Gorete de Souza Gomes.
“É um projeto que eu tenho orgulho de apoiar e que, na minha gestão como presidente desta Casa Legislativa, alcançou um marco histórico com mais de R$ 109 mil destinados às premiações. [...] Essa foi a edição com o maior investimento já realizado. [...] Esse valor expressivo reflete o nosso compromisso em incentivar e valorizar a educação, a cultura e a participação do cidadão”, destacou o presidente da Câmara, Dr. Wellerson.
“É com muita alegria que nós, da SRE, recebemos este convite para prestigiar este momento de celebração, de valorização da educação que é a Gincana. [...] Lembrando aí de Rubem Alves, ele diz que o objetivo da educação é criar a alegria de pensar. E é isto que a Gincana “Sua casa, nossa Câmara!” realiza, né? A partir do momento que a criança tem que pensar, idealizar o seu trabalho que vai entrar aí na concorrência, mas como disse Dr. Wellerson, não é só uma concorrência, é muito mais do que isso: é, de fato, o exercício do pensamento criativo. E nós parabenizamos a Câmara Municipal de Ponte Nova pela iniciativa”, comentou a representante da SRE, Maria Gorete.
“A Gincana tem cumprido, ao longo desses três anos, o papel de aproximar os cidadãos, especialmente os estudantes, do Poder Legislativo Municipal e da história de Ponte Nova. [...] Ver o engajamento nas redes sociais da Câmara, a participação das famílias e dos estudantes nas etapas e os belíssimos trabalhos apresentados pelos participantes são sinais de que estamos no caminho certo”, ressaltou o coordenador político da Escola do Legislativo (EL), Wagner Gomides (PV).
A coordenadora-geral da EL, Mariana Moreira dos Santos, agradeceu a todos os envolvidos na realização da Gincana e abordou sobre a dimensão que o Concurso obteve em 2024. “Tivemos uma participação expressiva neste ano, com mais de 3.200 estudantes inscritos, 12 escolas e 117 profissionais orientadores. Esses números expressam a relevância que a Gincana alcançou, atraindo novas escolas, novos estudantes e profissionais. E foi com muita seriedade, compromisso e responsabilidade que conseguimos transformar esta edição em um verdadeiro sucesso”.
Um dos membros da Comissão Avaliadora, Wander Silva, ressaltou que a apreciação dos trabalhos ocorreu de forma imparcial. “Nós avaliamos sem conhecer de onde veio aquela obra para ser avaliada. Então, a gente não tinha noção de qual escola. Isso demonstra a lisura, a transparência da Câmara. Parabéns pela iniciativa!”.
Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Aninha de Fizica (PSB), Emerson Carvalho (PP), Fiota (União), Sérgio Ferrugem (PRD), Wagner Gomides (PV) e Zé Osório (PSB).
Como foi a Gincana
Mais de 3.200 estudantes do Ensino Básico de 12 instituições de ensino públicas e privadas se inscreveram para a disputa, que é um Concurso Público* na modalidade gincana. Todas as regras de participação foram definidas em um edital público.
Os participantes foram organizados em oito categorias: Educação Infantil (até 7 anos de idade); Fundamental 1 (1° ao 3° ano); Fundamental 2 (4° e 5° ano); Fundamental 3 (6° e 7° ano); Fundamental 4 (8° e 9° ano); Ensino Médio (até 19 anos); Estudantes com Deficiência; e Profissional Orientador.
A Gincana contou com cinco etapas, que contaram pontos para a competição. Os participantes fizeram produções artísticas, visitaram a Câmara, responderam a enquetes virtuais sobre o Legislativo e interagiram com as redes sociais da Câmara. Já os profissionais orientadores conseguiram pontos por meio da produção de textos.
A Gincana é uma das ações da Escola do Legislativo da Câmara e, em 2024, chegou à terceira edição.
Vencedores e prêmios
Os estudantes vencedores de cada categoria receberam um notebook e um fone de ouvido Bluetooth. Já os que ficaram em 2º e 3º lugares ganharam um tablet e um fone de ouvido Bluetooth.
As escolas que tiveram o maior somatório das notas na classificação final de cada categoria de estudantes receberam um notebook, uma impressora multifuncional e uma smart TV.
Os seis profissionais orientadores que somaram maior pontuação também foram premiados. Os dois primeiros receberam um notebook e uma impressora, enquanto do 3º ao 5º colocado o prêmio foi um notebook; já o orientador que se classificou em 6º recebeu um tablet.
A lista com os nomes de todos os classificados e vencedores está disponível no site da Câmara.
O vídeo da cerimônia de encerramento da Gincana está disponível no canal da Câmara no YouTube.