Urologista destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
A campanha Novembro Azul foi tema da Tribuna Livre da Reunião Plenária do último dia 10, quando o médico urologista, Dr. Bransildes Barcellos Terra, participou da sessão. Ele abordou sobre a saúde do homem, com destaque para o câncer de próstata, suas causas, sintomas e tratamento.
O médico explicou primeiramente que a próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino que pesa por volta de 20 gramas e está localizada abaixo da bexiga.
“O câncer de próstata não é a condição mais prevalente da próstata. A hiperplasia prostática benigna é muito mais comum e também os processos inflamatórios infecciosos que é a prostatite. Então, essas são as três principais doenças da próstata, mas sem dúvida nenhuma o câncer de próstata é a condição mais importante da próstata”, destaca.
Diagnóstico precoce
Em sua fala, Dr. Bransildes chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce, essencial para um tratamento com mais chance de cura.
“Quando a gente fala em oncologia, a melhor ferramenta que a gente tem para melhorar o nosso tratamento é o diagnóstico precoce. O câncer ele está diretamente relacionado com o estadiamento da doença. Quando a gente faz o diagnóstico de qualquer tipo de câncer na sua fase inicial, [...] a gente consegue extirpar esse câncer, cortar o mal pela raiz. [...] Por isso que a gente não tem que esperar a doença dar sintoma. A gente tem que correr atrás da doença”.
O urologista apresentou dados que comprovam o impacto que o câncer de próstata tem na saúde pública e na mortalidade da população. A doença registra aproximadamente 70 mil novos casos novos, sendo que 9 mil evoluem para óbitos. “Quando a gente consegue fazer o diagnóstico precoce da doença, a gente tem mais de 90% de chance de cura. E 90% em medicina é muita coisa”, pontuou.
O médico ainda abordou sobre a importância do rastreamento da doença por meio do exame Antígeno Específico da Próstata (PSA, na sigla em inglês) e do toque. Ele citou que a depender do grau da doença, o tratamento varia entre a quimioterapia e a radioterapia, com o objetivo de alcançar a cura.
Há, nos casos em que o estado do câncer é avançado, os tratamentos paliativos, que têm o objetivo de amenizar os sintomas do paciente, quando não é mais possível a cura.
Unacon
O participante da tribuna destacou a boa estrutura que Ponte Nova possui para o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Ele lembrou que o município é um dos poucos do Brasil que possuem uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
“Poucas cidades no Brasil tem um Unacon, e nós, aqui em Ponte Nova, temos um Unacon no Hospital Nossa Senhora das Dores. Então, Ponte Nova é o modelo, é referência em tratamento de câncer para nossa região e para o estado também”.
Fatores de risco
De forma didática, o médico explicou como ocorre a formação do câncer no organismo. Também falou sobre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. “Idade, a gente vai envelhecendo. Isso aumenta a chance da gente ter câncer de próstata, principalmente aos sexagenários e septuagenários, história familiar positiva, [...] e etnia, mais comum na raça negra. [...] Obesidade, alcoolismo, tabagismo – não existe nada pior para qualquer tipo de câncer do que o cigarro, o tabaco e as milhares de substâncias tóxicas que tem no cigarro”, elencou.
Ele também citou elementos que podem auxiliar na prevenção ao câncer. “Atividade física, uma boa alimentação, sono. Falando especificadamente do câncer de próstata, alguns medicamentos. Relação sexual, a relação sexual ela protege contra o câncer de próstata agressivo. [...] Alguns alimentos, substâncias antioxidantes”.
Mitos
Dr. Bransildes esclareceu que infecções sexualmente transmissíveis, vasectomia e infecção urinária, por exemplo, não são causadores do câncer de próstata.
Após a explanação do médico, os vereadores tiraram dúvidas sobre a doença e agradeceram pela presença do participante e do trabalho desenvolvido no município.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 10 de novembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.