Tribuna Livre: secretário de Desenvolvimento Rural faz balanço das atividades

por Divisão de Comunicação* — publicado 08/12/2023 18h10, última modificação 12/12/2023 15h36
O responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), José Osório, fez esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria e tirou dúvidas dos vereadores
Tribuna Livre: secretário de Desenvolvimento Rural faz balanço das atividades

José Osório, secretário da Sedru, durante a Tribuna Livre do dia 7/12/2023

O balanço dos trabalhos desenvolvidos pela Sedru durante este ano foi feito pelo secretário, José Gonçalves Osório Filho, na Tribuna Livre da Reunião Plenária dessa quinta-feira (7). Segundo ele, na próxima semana será encaminhado à Câmara um relatório dos serviços desenvolvidos pela secretaria.

“A equipe da Sedru hoje não é a mesma de quando a gente chegou lá. Hoje, todo administrativo nosso foi substituído, todo ele. Tivemos também umas mudanças operacionais, hoje, também. Então assim, começamos uma nova etapa na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, uma forma nova de trabalhar”.

O secretário agradeceu ao Conselho de Desenvolvimento Rural; à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); ao Sindicato Rural; às Secretarias Municipais de Obras (Semob) e de Meio Ambiente (Semam); e ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes), o apoio por melhorias em estradas rurais. De acordo com ele, algumas estradas estavam há cinco anos sem terem intervenções.

“Foram mais de 50 redes que nós fizemos, em várias comunidades rurais nossas aí. Essa tirada de água da estrada é muito importante, é um desafio que nós temos muito grande, porque as pessoas não deixam tirar essa água da estrada e isso atrapalha o trabalho”.

Zé Osório explicou que a Sedru necessita de sempre trabalhar com um caminhão pipa para umedecer o solo, e assim ter mais aderência, seja do cascalho, seja da patrola. “Não adianta pôr o cascalho em uma terra seca. Se você não molhar e não compactar, você vai perder ele”.

O secretário esclareceu que estão ocorrendo patrulhas rurais e que este ano foi gasto um valor maior com cascalho. “Gastamos um volume de cascalho melhor esse ano. Mas também cascalhamos mais”. 

Os locais que estão sendo atendidos foram comunicados pelo secretário. Ele ainda esclareceu que quando o trabalho é feito não necessita ser refeito.

O vereador André Pessata (Podemos) salientou a importância da qualificação dos patroleiros e de serem feitos escoamento para a água. “Água não pode chegar em qualquer lugar da estrada, ela vir na estrada, tirando o cascalho, fazendo aquelas valetas”.

O vereador Emerson Carvalho (PTB) questionou Zé Osório sobre quem será o responsável pela Sedru em 2024.

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) fez perguntas sobre as estradas da comunidade de Posses e Santa Helena; e sugeriu que seja feita uma outra entrada para Santa Helena. “Se teria como a gente viabilizar uma outra via ali, eu fui lá e vi. Se o senhor quiser ir comigo para gente dar uma olhada”.

Guto Malta (PT) citou comunidades que precisam de intervenções, como Passa Cinco e Dioguinho; salientou a importância de fiscalizar se as Leis estão sendo devidamente implementadas, como das nascentes e das barraginhas; e perguntou ao secretário qual o investimento necessário para equipar a Sedru. “Ao longo dos últimos 20 anos, sempre reclamaram da falta de equipamentos”. 

Sérgio Ferrugem (Republicanos) fez questionamentos sobre as condições da estrada da comunidade Ranchador. O presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) indagou sobre qual secretaria é responsável pelo processo licitatório de cascalho. Pracatá (MDB) perguntou sobre a aquisição de um trator para agricultura familiar e da compra de produtos da agricultura familiar. 

O vídeo da Reunião Plenária dessa quinta-feira (7) está disponível no canal da Câmara no YouTube.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação