Tribuna Livre recebe representantes do Rotaract e do Executivo
A Tribuna Livre da reunião extraordinária da última quinta-feira (3) contou com duas participações. Primeiro, Sada Saliba de Castro e Silva falou sobre a I Live Solidária do Rotaract. Em seguida, a secretária municipal de Educação e de Cultura e Turismo, Fernanda de Magalhães Ribeiro, abordou as atividades desenvolvidas pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e pela SEMCT (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
Sada, que é ex-presidente e Diretora de Imagem Pública do Rotaract, falou sobre os objetivos da Live Solidária. Afirmou que os recursos do evento serão usados para aquisição e distribuição de equipamentos para prevenir a Covid-19 entre a população carente.
Sada apresentou a divisão do grupo em comissões e abordou as responsabilidades de cada uma. Ela também explicou a participação dos parceiros e patrocinadores.
Fernanda iniciou a participação falando sobre as ações da SEMCT neste período de pandemia. Ela destacou que o município continua com os ICMSs Cultural e Turístico. Os conselhos de Patrimônio, Políticas Culturais, Turismo e Promoção e Igualdade Racial estão ativos. A secretária informou a liberação de subvenções a entidades e destacou que o calendário de eventos da Cultura está mantido, com adaptações para a realização online e sem a presença de público. Ela explicou sobre a disponibilização de recursos pela Lei Aldir Blanc.
Já sobre a Educação, a secretária defendeu os servidores da Secretaria e destacou a importância e a mobilização dos professores durante a pandemia. Ela garantiu que as escolas estão se mobilizando para atender as normas do MEC (Ministério da Educação). Fernanda disse que não há previsão para o retorno das aulas, mas ressaltou que seguirá as diretrizes do Estado. Falou ainda que está aproveitando o período sem aulas para fazer as obras de melhorias nas escolas.
Após a fala das participantes, os vereadores fizeram comentários e questionamentos.
O vídeo na íntegra da reunião está disponível no YouTube e no site da Câmara de Ponte Nova.