Tribuna Livre: assessor de deputado apresenta benefícios de fossa séptica para a zona rural

por Imprensa — publicado 18/10/2021 18h05, última modificação 18/10/2021 18h05
Paulo Roberto dos Santos, assessor do deputado federal Padre João, participou da Reunião Plenária da última quinta-feira (14)

A Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 14 de outubro contou com a participação do assessor do deputado federal Padre João, Paulo Roberto dos Santos. O assunto abordado foi o saneamento rural a partir da construção de fossas sépticas na região.

“É um projeto muito simples de fazer para a zona rural, o tratamento de esgoto para a zona rural. Vai afetar lá a qualidade de vida, a questão da saúde, a questão da contaminação da água vai acabar com isso, o mau cheiro e é um projeto simples demais de executar. O Padre João encaminhou há um tempo atrás uma emenda para a Embrapa, e ela fez a pesquisa, desenvolveu esse projeto, e a gente está espalhando para o Brasil todo”, informou.

Paulo explicou que o projeto é desenvolvido com quatro bombonas e possibilita a limpeza da água. Ele também destacou que a construção da fossa é barata, o que torna a estrutura ainda mais atrativa. “Está na faixa de R$ 580,00 um projeto desse aqui na região”, disse.

“Esse modelo desenvolvido pela Embrapa evita a contaminação dos cursos d’água, das nascentes, do lençol freático e afeta, principalmente, a qualidade de vida e a saúde. Acaba aquela questão de contaminar o poço d’água da pessoa que ela leva para a horta, contamina toda aquela situação e dá aquele mau cheiro”, ressaltou.

Ele disse que o modelo coleta o esgoto do vaso sanitário e direciona o conteúdo para um galão com estrume de boi. As bactérias presentes nessa substância usam o esgoto gerado pelos moradores para se desenvolverem, o que implica na limpeza da água. 

Segundo o assessor, ao implantar a fossa séptica, também é necessário conscientizar os moradores sobre a importância e o benefício da estrutura. Ele sugeriu o desenvolvimento de parcerias com associações e demais entidades para viabilizar a construção das fossas nas propriedades.

O participante também falou sobre a importância das barraginhas como método de preservação das águas nas propriedades.

Após a fala do assessor, os vereadores André Pessata (PODEMOS), Juquinha Santiago (AVANTE), Zé Roberto Júnior (REDE), Zé Osório (PSB), Guto Malta (PT), Dr. Wellerson Mayrink (PSB), Emerson Carvalho (PTB), Wagner Gomides (PV), Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS), Fiota (PSDB), Aninha de Fizica (PSB) e Antônio Carlos Pracatá (MDB) se manifestaram. Os parlamentares agradeceram a presença do participante, comentaram sobre o projeto apresentado, destacando pontos positivos e possíveis empecilhos da execução e manutenção do sistema.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 14 de outubro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônicoInformações (31) 3819-3250.

 

registrado em: