Tradicional Festa de São Cosme e Damião é destaque na Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação — publicado 23/09/2024 18h19, última modificação 23/09/2024 18h19
Representantes do Centro Espírita São Cosme e Damião abordaram sobre a importância e a história do evento
Tradicional Festa de São Cosme e Damião é destaque na Tribuna Livre

Badá Egdé do Centro, Daniel Silvério da Silva, e o Babalorixá Juliano de Oxóssi

A Festa de São Cosme e Damião promovida pelo Centro Espírita São Cosme e Damião foi tema da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (19). O Badá Egdé do Centro, Daniel Silvério da Silva, e o Babalorixá Juliano de Oxóssi destacaram sobre a história do evento e a importância dele para o Município.

“Este ano, estamos completando 40 anos de Festa, 40 anos no mesmo dia, sempre no dia 27 de setembro, cirurgicamente, a comemoração da Festa de São Cosme e Damião. [...] Há 40 anos, [...] o Centro [...] vem promovendo essa festa e esse momento de acolhimento dos populares, dos fiéis, nessa Festa que traz alegria para as crianças pela distribuição de balas, doces e guloseimas”, ressaltou Daniel.

Ele também apresentou um breve histórico sobre São Cosme e Damião. “Eram irmãos gêmeos, [...] ficaram extremamente famosos e lembrados pelo povo por efetuarem curas através das suas orações e também da prática da Medicina sem cobrar um tostão. [...] Algum tempo depois, [...] o Imperador Justiniano I, utilizando de preces e rogando a São Cosme e Damião, foi curado de uma doença grave e, em contrapartida a isso, ergueu na cidade de Ciro, na Síria, [...] o primeiro templo em devoção a esses santos”.

Daniel também explicou sobre o sincretismo que envolve a festa e a cultura africana no Brasil. “No período de escravidão, não eram permitidos que os negros exercessem a sua fé. [...] Eles tinham que montar os seus cultos com o sincretismo da Igreja Católica, que os impunha aquilo. E quem eles trouxeram desse território que puderam sincretizar? [...] Trouxeram os Ibejis, que são a figura dos gêmeos, dos orixás gêmeos. [...] A figura das crianças, a figura dos gêmeos, dos Ibejis [...] traz alegria, traz muita luz, traz prosperidade, traz cuidados, eles conseguem erradicar maldades”.

A tradicional distribuição de doces foi explicada pelo Badá Egdé do Centro. Segundo Daniel, as guloseimas são associadas ao medicamento que cura doenças e também representam ofertas dados aos Ibejis para fomentar a felicidade.

Daniel mostrou imagens de edições passadas da Festa. “Sempre muito cheio o ambiente, sempre muito acolhedor”, destacou. Ele também lembrou que o Centro não é a única entidade, em Ponte Nova, que promove celebrações em alusão a São Cosme e Damião.

Na mesma Sessão, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) do Legislativo nº 10/2024, que institui no Calendário Oficial do Município o dia 27 de setembro como “Dia de São Cosme e Damião”. Daniel analisou que a aprovação da matéria representa um importante marco para a cultura em Ponte Nova.

“A intenção é justamente colocar ali o dia 27 como um marco para a Cidade para que todos possam ter apoio relativo à Festa de São Cosme e Damião para tornar isso um patrimônio público. O período agora de setembro a gente consegue até elencar questões econômicas para a Cidade. [...] Também é mais uma oportunidade de trazer para a população uma ideia de um ecumenismo”, destacou.

O Babalorixá Juliano de Oxóssi lamentou que, ainda hoje, haja preconceito com relação à cultura. “Hoje, não tem mais inquisição, mas tem intolerância. Tem hora que as pessoas olham para a gente com um olhar, porque a gente veste diferente, mas não sabem do coração da gente, não sabem do amor, não sabem da fé, não sabem da nossa caminhada. [...] A gente presta a caridade sem olhar a quem”, destaca.

Festa de 2024

Daniel apresentou a agenda da festividade deste ano. “A partir das 7h30 já vão ter portões abertos lá e distribuição das guloseimas, dos doces, entre outros. [...] Perto das 17 horas, o festejo de distribuição de jogo de balas, que todo mundo está saindo da escola. [...] A partir das 18h30, a cerimônia religiosa. [...] É tocado um candomblé [...] e, logo depois, para o público jovem e adulto, vai ter o encerramento da festa com a banda Raízes do Samba, que vai estar lá na rua dos Distritos”.

Ao fim das manifestações dos participantes da Tribuna, os vereadores agradeceram a presença de ambos e elogiaram o trabalho realizado pelo Centro. Também destacaram a necessidade do respeito à diversidade e a importância da Festa para Ponte Nova.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 19 de setembro está disponível no canal da Câmara no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

Nota
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).

registrado em: ,