Superintendente do Gavazza pede apoio para aquisição de arco cirúrgico

por Mateus Pires publicado 01/07/2024 17h55, última modificação 01/07/2024 17h56
Lucimar Regina de Oliveira Fonseca explicou sobre a necessidade do equipamento, que custa cerca de R$ 470 mil, para a realização de diversos tipos de cirurgias de forma mais segura
Superintendente do Gavazza pede apoio para aquisição de arco cirúrgico

Lucimar Regina de Oliveira Fonseca na Tribuna Livre do dia 27/06/2024

A superintendente executiva do Hospital Arnaldo Gavazza, Lucimar Regina de Oliveira Fonseca, participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (27). Ela solicitou o apoio dos vereadores para a aquisição de um arco cirúrgico, equipamento que possibilita à equipe médica acompanhar, em tempo real e de forma dinâmica, todas as estruturas internas do paciente durante a cirurgia.

“Nós temos, no Hospital Arnaldo Gavazza, uma referência muito grande para cirurgias de trauma, politraumas, cirurgias ortopédicas, cirurgias neurológicas, cardíacas. [...] A gente atende aí uma grande população, atingindo a microrregião de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu. [...] Sem contar também os pacientes que estão em trânsito e sofrem acidente aqui na nossa Região”, explicou Lucimar.

Ela disse que a Instituição possui apenas um arco cirúrgico em boas condições e capaz de atender a demandas mais complexas, como as que o Hospital é referência regional. “Nós temos no Hospital um arco cirúrgico que é de pequeno porte, que faz, realmente, só cirurgias menores. E temos dois que conseguem atender um volume maior de cirurgias, mas um deles praticamente já não funciona mais. Então, ficamos apenas com um. Em abril, nós tivemos um problema técnico no equipamento, ficamos aí uns 15 dias e causou um grande transtorno para o Hospital. Ficamos ali com 40, 50 pacientes aguardando cirurgias”, relatou.

Lucimar argumentou que o arco mais novo da Instituição já possui nove anos e que, quanto mais velho, mais cara, mais demorada e mais frequente são as manutenções.

“A gente vem aqui hoje contar com o apoio de vocês também. A gente sabe que não é fácil, que a saúde tem muitas demandas, mas a gente entende que isso é um pleito muito favorável, que não é para o Hospital que a gente está pedindo, realmente é para população. [...] O preço dele hoje está estimado em U$ 85 mil, [...] então daria aí em torno de R$ 467 mil”, disse.

Após a explanação da superintendente, os vereadores agradeceram a presença, parabenizaram pelo trabalho e acordaram a disponibilização de Emendas Impositivas – recurso do orçamento municipal com destinação definida pelos parlamentares – à Instituição.

Somando os valores das Emendas Impositivas anuncias, os parlamentares chegaram a um montante de R$ 305 mil a serem destinados ao Hospital, de acordo com cálculos do presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PRD). Alguns parlamentares anunciaram o apoio, mas não definiram o valor, e outros não estavam presentes.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 27 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.