Secretário de Obras presta esclarecimentos sobre qualidade dos serviços

por Mateus Pires publicado 06/12/2022 18h18, última modificação 06/12/2022 18h18
Luiz Borges foi convocado pelos vereadores e participou da Tribuna Livre para responder sobre as condições das obras no município
Secretário de Obras presta esclarecimentos sobre qualidade dos serviços

Secretário municipal de Obras, Luiz Henrique Borges, na Tribuna Livre do dia 1º/12/2022

Convocado pelos vereadores, o secretário municipal de Obras, Luiz Henrique Borges, compareceu à Câmara, pela segunda vez no ano, para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados em Ponte Nova. Desta vez, o chefe da pasta participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (1º).

Na tribuna, o secretário ouviu as perguntas dos vereadores sobre as obras, bem como a qualidade dos serviços. Ele também foi questionado sobre a contratação, o acompanhamento dos trabalhos e a multa recebida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) no ano passado.

O secretário confirmou que foi multado, mas explicou que a penalidade não tem relação com as obras do município. Ele abordou sobre os processos licitatórios e de notificação das empresas.

“São todas planilhas que a gente segue do SINAPI [Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil]/SETOP [planilha referencial de preços para obras em Minas Gerais]. [...] Todas essas planilhas são planilhas que são licitados, é feito o processo licitatório”, disse.

“Obra é uma coisa artesanal.  A gente depende da mão de obra ali. Pode ser que vai vir a ter erro? Sim, pode ser que tenha, mas todas as obras que a gente teve erros e temos até hoje também, as empresas são notificadas, são multadas, são feitas rescisões contratuais”, afirmou.

Ao abordar sobre a fiscalização, Luiz admitiu problemas em alguns serviços, como a obra do muro de gabião na rua Coronel Emílio Martins. “Realmente tem obras que geram muitos problemas, então são obras que vão sendo notificadas desde o início, atrás de cronograma, pelo serviço não está de acordo com o que a gente espera que a gente está planilhando. Nenhum serviço é pago antes de ser feito”.

Usina de asfalto

Questionado sobre a viabilidade e a vantagem econômica da usina de asfalto do município, Luiz avaliou que a estrutura é benéfica, mesmo diante de problemas citados pelos vereadores, como a grande presença de buracos nas ruas.

“O fato de ser uma demanda muito grande de serviço da cidade, de ruas que precisam de recapeamento total, [...] a usina não dá conta de atender toda essa demanda da cidade de uma vez só”, disse. Ele ainda informou que o equipamento está passando por reparos e relatou que fatores, como a reposição de peças, dificulta o processo.

Em relação à qualidade do asfalto produzido, em alusão ao material que foi aplicado na rua Nair Augusta Pires, Luiz atribuiu os problemas da obra à base da via.

Indagado sobre a construção do galpão para a operação da usina, Luiz respondeu que a empresa que fazia a obra abandonou o serviço e que uma nova licitação será feita. Já sobre a contratação do gestor técnico para a usina, respondeu que desconhece a previsão para a realização do concurso para o cargo.

Galeria da Central

A obra de construção da galeria do bairro Central foi paralisada a pedido do secretário diante da previsão de grande volume de chuva neste ano.

Drenagem e recursos

O secretário destacou a realização de 10 quilômetros de rede de drenagem no município que evitará problemas estruturais nas vias.

Em relação ao questionamento da gestão dos recursos da secretaria, como a contratação de calceteiros e do uso de verbas para a realização de tapa-buracos, Luiz respondeu que o orçamento para o serviço é complementado com superávit.

Calçada na avenida Arthur Bernardes

Ele informou que a Prefeitura fará o reparo de uma calçada na avenida Arthur Bernardes e cobrará judicialmente o valor ao proprietário do imóvel responsável pelo trecho.

Alagamentos na Avenida Francisco Vieira Martins

Luiz foi perguntado sobre os constantes alagamentos da avenida Francisco Vieira Martins. Ele disse que a Prefeitura está fazendo um estudo para identificar os pontos que possibilitem drenar a água nos pontos mais altos da região, retardando o acúmulo de água na via.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 1º de dezembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: