Secretário de Meio Ambiente participa da Tribuna Livre da Câmara
por Imprensa
—
publicado
23/02/2018 16h05,
última modificação
31/08/2020 14h32
Vereadores fizeram questionamentos da pasta e internautas participaram com sugestões e críticas à atual administração
O secretário de Meio Ambiente, Bruno do Carmo, participou da Tribuna Livre da reunião de 22 de fevereiro para esclarecer ações da pasta. No dia anterior, ele esteve presente à Jornada de Debates que abordou a transferência da coleta de lixo para o DMAES, porém, não se manifestou. Representantes da Prefeitura e do DMAES lotaram o plenário. Alguns cidadãos e cidadãs retornaram à Câmara para acompanharem a explanação do secretário munidos de cartazes de desaprovação da atual gestão. O secretário entre outros assuntos, destacou os motivos para o redimensionamento das rotas da coleta de lixo e os ajustes que poderão acontecer futuramente.
Quanto à divulgação das mudanças, muito questionada pela população, o secretário de Meio Ambiente listou diversos locais que, segundo ele, receberam folders e orientações sobre os dias e horários da coleta, entre eles: unidades de saúde, associações de bairros, comércio, escolas, hospitais, além de informativo nas contas do DMAES. “Após 30 dias de avaliação, vamos fazer uma audiência pública, convidar os moradores para darem sugestões dos pontos falhos e o que precisa ser mudado”, explicou Bruno, ressaltando que, no material informativo, priorizou-se colocar apenas manhã, tarde e noite, justamente para que ajustes possam ser feitos.
O secretário ressaltou que esta não é a primeira vez que Ponte Nova realiza coleta três vezes por semana em alguns bairros e citou referências bem-sucedidas em cidades do porte de Ponte Nova como Itabirito, Muriaé e Ubá. Ele também citou a maior fluidez com a rota noturna e investimentos feitos pela Semam para melhorar o serviço de coleta.
Os vereadores deram sugestões e levantaram a questão dos catadores de materiais recicláveis, das condições e tratamentos dados aos servidores da Semam, da importância do diálogo com a população e da maior publicidade das ações da pasta.
Cobraram ainda mais investimentos na educação ambiental, quais os critérios utilizados para as alterações dos dias e horários da coleta em bairros populosos como no caso do Pacheco que terá o serviço apenas três vezes por semana, a atenção quanto ao recolhimento, principalmente, em dias de chuva, à noite, a fim de se evitar mais entupimentos de bueiros, o recolhimento de lixo em locais de difícil acesso, entre outras situações.
Durante toda a reunião, internautas apresentaram demandas e teceram críticas sobre o serviço de coleta e outros desenvolvidos pela Semam. Também foram apresentadas diversas sugestões que serão levadas aos vereadores para que possam, por meio de indicações, encaminhá-las ao Executivo.
O vídeo da reunião de 22 de fevereiro está disponível no facebook.com/camarapontenova
registrado em:
Site antigo