Secretária apresenta novidades do setor de Comunicação da Prefeitura

por Imprensa — publicado 10/03/2021 16h59, última modificação 10/03/2021 16h59
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Magalhães Ribeiro, falou sobre as mudanças no Departamento Municipal de Publicidade

A Tribuna Livre da reunião plenária da última quinta-feira (4) contou com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Magalhães Ribeiro. Desde janeiro, ela também é a responsável pelo Departamento Municipal de Publicidade da Prefeitura de Ponte Nova. A participação na sessão foi para apresentar as novidades da divisão.

Fernanda disse que a Comunicação do poder público sofre por ter, naturalmente, uma desconfiança por parte da população. “Qual que é o maior problema de comunicação de Prefeitura, hoje? As pessoas têm a cultura do descrédito do poder público”, avaliou. Ela disse que vai trabalhar para tentar mudar essa cultura, além de motivar a busca de informações pelos cidadãos.

De acordo com a secretária, os servidores do departamento estão estudando as estratégias utilizadas por outras instituições públicas para melhorar o engajamento e o interesse da população pelos conteúdos.

Foi anunciado pela secretária o desenvolvimento de um novo site, que deve possuir um layout intuitivo e uma ferramenta de buscas eficiente. Os conteúdos, segundo Fernanda, seguirão um padrão para otimizar o sistema de buscas no banco de dados. Ela também adiantou que após o lançamento da nova página, vídeos tutoriais curtos serão disponibilizados para orientar os usuários. “O site é o caminho oficial. É onde nós temos que inserir a informação”, completou.

Sobre as redes sociais da Prefeitura, Fernanda disse que um estudo feito recentemente pela equipe detectou os melhores formatos para publicação em cada plataforma. “Story no Instagram chega a cinco mil visualizações, então o alcance é fantástico, vale a pena. Já no Facebook, a gente não chega a 700, então não vale a pena postar lá, não tem alcance”, detalhou.

A secretária atribuiu a queda no engajamento nos perfis da Prefeitura ao aumento do número de postagens diárias. Ela também falou que, agora, as dúvidas dos seguidores são todas respondidas e um aplicativo para smartphones será lançado para a solicitação de serviços pela população.

Segundo Fernanda, o canal da Prefeitura no YouTube já existe, mas vai passar por uma reorganização do conteúdo. Na tentativa de aumentar o alcance das postagens nas redes sociais, o WhatsApp tem servido de apoio. “Todo o servidor da Prefeitura que se cadastrou – a gente tem hoje 450 pessoas, a gente gostaria de ter mais – ele recebe, em primeira mão, todas as notícias”, contou.

“A gente vai lançar o cadastro de lista de transmissão [no WhatsApp] e de e-mail para a população, no site novo. Então, você, cidadão, você quer receber as notícias todas no seu e-mail ou você quer receber no seu WhatsApp? Você vai cadastrar. Saiu a notícia, você recebe em casa, não ter que ficar procurando nas redes sociais”, adiantou.

Fernanda também abordou sobre o uso da divulgação em rádios, jornais, outdoors, sites e TV locais, além do carro de som. Os próximos conteúdos que serão produzidos pelo departamento, segundo ela, são vídeos semestrais sobre as principais ações e materiais explicativos.

Depois da fala da secretária, os vereadores tiraram dúvidas sobre o assunto.

O vídeo da participação da secretária Fernanda está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: