Revista com história de fazendas antigas de PN é apresentada na Câmara

por Mateus Pires publicado 25/11/2022 17h57, última modificação 25/11/2022 17h57
Gilson José de Oliveira, um dos editores da publicação, apresentou o trabalho na Tribuna Livre e destacou a importância de preservar a história do município
Revista com história de fazendas antigas de PN é apresentada na Câmara

Gilson José de Oliveira na Tribuna Livre do dia 23/11/2022

A “Revista 156 anos de Ponte Nova – Fazendas Antigas” foi apresentada aos vereadores durante a Reunião Plenária dessa quarta-feira (23). Um dos editores da publicação, Gilson José de Oliveira, participou da Tribuna Livre e abordou sobre o conteúdo e a produção do material.

Ele contou que a revista teve origem em uma publicação anterior sobre o patrimônio histórico na zona urbana de Ponte Nova. Segundo ele, o novo trabalho, que conta sobre as fazendas antigas do território local, é uma homenagem ao aniversário do município.

“Agora, falamos sobre fazendas antigas, porque também caminhamos por essas fazendas, praticamente todas que foram registradas. Só as que não existem mais ou que nós não vimos, mas vimos os restos mortais dessas fazendas”, disse.

O participante da tribuna apresentou um vídeo com depoimentos dos atuais proprietários de algumas fazendas do município. Eles apresentaram curiosidades sobre os anos passados de famílias tradicionais de Ponte Nova, bem como aspectos do cotidiano de décadas atrás.

“É um patrimônio importante, compõe a nossa memória, que ajuda na composição da nossa identidade. Não é saudosismo, mas é preocupação com o que fazer com alguns patrimônios”, disse Gilson sobre o compilado de informações da revista sobre as fazendas antigas do município.

Ele também defendeu a elaboração de políticas públicas de preservação histórica no município e destacou a importância de documentos históricos. “Documentos muito importantes que estão nessas fazendas. Os velhos, os idosos, os antigos estão indo e fica muito pouca coisa, muito pouca gente que nem está mais por aqui”, afirmou.

“Eu vi, na minha época de secretário, o livro de ponto da Fazenda Santa Helena, está lá com a assinatura do ex-presidente da república. [...] A Fazenda do Engenho é um museu, é um memorial de tanto documento, tanto livro, tanta fotografia, tanta coisa importante”, ressaltou.

Ao fim da participação do Gilson, os vereadores elogiaram a produção da revista e destacaram a qualidade do conteúdo da revista.

A revista

Com 36 páginas e dividida em 18 capítulos, a maioria dedicada a contar histórias de fazendas do município, também apresenta imagens das construções que têm função importante para a história e o desenvolvimento de Ponte Nova. A revista é de distribuição gratuita pelos autores.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 23 de novembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

registrado em: