Representante do Movimento Diversidade LGBTQIAP+ participa da Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 06/09/2022 17h42, última modificação 06/09/2022 17h42
O objetivo da participação foi apresentar o Projeto de Lei Carol Sanchez (Bombom) e reforçar as causas LGBTQIAP+
Representante do Movimento Diversidade LGBTQIAP+ participa da Tribuna Livre

Arthur Lourenço durante o uso da Tribuna Livre do dia 01/09/2022

O presidente do movimento Diversidade LGBTQIAP+ de Ponte Nova, Arthur Lourenço, utilizou a Tribuna Livre durante a Reunião Plenária da última quinta-feira (1º). Ele participou da sessão para falar sobre o Projeto de Lei Karol Sanchez (Bombom) e reforçar o trabalho realizado pela instituição para/com as pessoas da comunidade LGBTQIAP+.

Arthur explicou que o movimento Diversidade LGBTQIAP+ de Ponte Nova tem reconhecimento desde as políticas públicas ao apoio político. Ele também esclareceu que a instituição tem o objetivo de garantir a defesa da cidadania e conforto psicológico da comunidade LGBTQIAP+, contribuindo para a qualidade de vida e promovendo a livre orientação sexual, identidade de gênero e direitos humanos, resultando em um espaço igualitário.

Segundo Arthur, o movimento Diversidade LGBTIQAP+ promove ações beneficentes, educacionais, assistenciais que objetivam a pluralidade de gênero e da orientação sexual, resultando em um livre arbítrio para o exercício da cidadania.

O representante informou que a instituição não atua apenas em causas LGBTQIAP+, como também de outras minorias.

“Enganado está quem pensar que o movimento diversidade atua apenas para causas LGBT’s. A nossa luta é conjunta e é sólida. O nosso foco principal é sim o LGBT, mas temos também atuação em ações sociais, culturais, na saúde, política e vinculada a associações, sejam elas, afro ou indígenas”, esclarece Arthur.

Em 2017, Arthur, como diretor e secretário do movimento Diversidade em Ponte Nova, apresentou o Projeto de Lei contra a LGBTfobia, que após tramitar em Plenário resultou na Lei Municipal nº 4.134/2017.

Durante o uso da Tribuna Livre, ele expôs o Projeto de Lei Carol Sanches (Bombom), que tem o objetivo de fortalecer as causas da comunidade LGBTQIAP+.

Arthur contou que Bombom foi uma travesti morta em Ponte Nova em 14 de junho de 2014, momento que iniciaram as articulações do movimento LGBTQIAP+ no município. Por isso, o texto do Projeto de Lei Carol Sanchez objetiva dar reconhecimento a essas pessoas.

“Buscar cada vez mais o reconhecimento, não apenas na nossa cidade. Mas nas 16 microrregiões e nas 20 cidades vizinhas, como também no estado de Minas Gerais, fortalecendo e enaltecendo o movimento Diversidade LGBTQIAP+”, explica Arthur. 

O Projeto de Lei Carol Sanchez Bombom visa a garantir a utilização do nome social em órgãos do município, além de respaldar essas pessoas caso aconteça situações constrangedoras. “Visa apoiar o direito do uso das travestis, transexuais e transgêneros a requerer o uso de seu nome social em documentos, formulários, identidade funcional e crachás no âmbito do município de Ponte Nova”, esclarece.

Além disso, Arthur Lourenço convidou todos os interessados a participarem do evento de abertura da 11ª Semana do Orgulho LGBT do Movimento Diversidade de Ponte Nova, que ocorrerá no dia 19 de setembro, às 19 horas, na 7ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Após a fala do participante, os vereadores manifestaram apoio ao movimento, parabenizaram pela presença do representante e se colocaram à disposição da causa apresentada.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 01/09/2022 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: