Representante do HNSD pede apoio para melhorias no serviço de hemodiálise

por Mateus Pires publicado 24/06/2024 17h42, última modificação 24/06/2024 17h42
José Maurício Morais Castro disse que o Hospital precisa modernizar os equipamentos e implantar a produção de insumos para o serviço. Os vereadores disseram que vão destinar recursos das Emendas Impositivas
Representante do HNSD pede apoio para melhorias no serviço de hemodiálise

José Maurício Morais Castro

O assistente da Provedoria do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), José Maurício Morais Castro, participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (20). Ele pediu o apoio dos parlamentares na indicação de recursos para melhorias no serviço de hemodiálise ofertado na Instituição.

Segundo José, atualmente o HNSD atende a aproximadamente 200 pacientes. Ele disse que os equipamentos que realizam o serviço precisam ser trocados.

“Nós temos o serviço de hemodiálise e estamos necessitando de substituição de alguns equipamentos devido ao tempo de uso e tudo mais. É importante relatar para os senhores também que o equipamento atual sempre passa pela manutenção preventiva e corretiva. [...] Todos os pacientes que passam pelo serviço de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Dores têm total segurança do tratamento”, frisou.

José solicitou aos parlamentares que destinem parte da Emenda Impositiva para a Instituição a fim de possibilitar a troca dos aparelhos. “Nós temos que substituir essa osmose reversa, até porque ela é uma osmose de passo único, ou seja, de uma filtragem. [...] E a osmose que nós estamos propondo seria uma osmose de duplo passo, ou seja, com a garantia e a qualidade do tratamento. Mais importante é que se aumentar, hoje, o número de pacientes no Serviço, a nossa osmose ela não suporta esse aumento”, ressaltou.

Concentrados

O participante da Tribuna também abordou sobre o projeto para que o próprio Hospital produza os insumos necessários para a execução do serviço de hemodiálise.

“Hoje, é caro o serviço de concentrados. Nós temos um gasto mensal em torno de R$129 mil. [...] A gente gasta, para 123 pacientes, uma média de 1.537 litros de solução ácido e básica. E na terça e quinta, dos 82 pacientes, 1.025 litros de solução ácido e básica. O consumo é muito alto. E um preço também que hoje ele está num preço e amanhã você não sabe que preço que você vai comprar”, relatou.

Ele disse que a produção própria proporcionaria vantagens à Instituição e economizaria recursos públicos. “A gente vai produzir aqui a nossa própria solução ácido-básica, não tem desperdício. O sistema não deixa haver desperdício. Ele tem uma economia do transporte, do galpão que a gente tem que acondicionar os concentrados que tem que ser todo climatizado e dos galões também. [...] E a própria qualidade do produto. [...] Isso produz uma redução, segundo o nosso fabricante, de 30 a 40%”.

Indagado pelos parlamentares, José informou que o investimento para a troca dos equipamentos e para a instalação da fábrica de insumos totaliza R$ 757 mil.

Os vereadores agradeceram a presença do representante, elogiaram o trabalho desenvolvido pelo Hospital, questionaram e tiraram dúvidas sobre o projeto e a existência de filas para atendimento em outros setores da Instituição.

Os parlamentares também se comprometeram a destinar parte das Emendas Impositivas do exercício de 2025 ao Hospital para possibilitar a implementação das melhorias apresentadas.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 20 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.