Público prestigia III Recital de Fim de Ano da Câmara

por Divisão de Comunicação — publicado 27/12/2023 17h57, última modificação 27/12/2023 17h57
O evento teve apresentação do Coral Vozes do Piranga, que encantou os presentes. Ainda teve o Encontro Ecumênico, promovido pela primeira vez nesta edição

Nem mesmo a chuva atrapalhou a realização do III Recital de Fim de Ano da Câmara de Ponte Nova. O evento, que aconteceu na noite dessa sexta-feira (22), também contou com o Encontro Ecumênico, que reuniu representantes de correntes religiosas para passarem mensagens de fé, união e respeito entre as diversas crenças. Confira as fotos abaixo.

Incialmente previsto para ser realizado no pátio da Câmara, o evento, que foi aberto pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), ocorreu no Plenário João Mayrink em decorrência do mau tempo. Ainda assim, o evento transcorreu normalmente, onde o público pôde apreciar a bela apresentação do Coral Vozes do Piranga; além das reflexões feitas durante o Encontro Ecumênico.

Vozes do Piranga

Sob a regência do maestro Délcio Stavanato e com a participação do tecladista Filipe Cândido, os coralistas apresentaram cânticos temáticos de fim de ano, de valorização da fé e exaltação da esperança e da paz, além de músicas da MPB.

O Coral Vozes do Piranga foi criado em 1995 por amantes da arte de cantar. Composto por pessoas que já tinham alguma experiência em se apresentar em missas, formaturas e atividades ligadas à Igreja. São donas de casa, estudantes e profissionais liberais que encontraram no canto coral uma forma de expressar o amor à música.

Encontro Ecumênico

O Encontro Ecumênico abriu o evento, para que representantes das correntes religiosas pudessem refletir e passar uma mensagem sobre tolerância, amor e fé.

O Babalorixá Juliano de Oxóssi e dirigente do Centro Espirita São Cosme e Damião Ile Alaketu Ase Omo Ode Igbo Ati Opara chamou a atenção para o respeito à diversidade de crenças. “Eu não quero que ninguém me tolere, eu quero que as pessoas me respeitem. E respeito também todas as religiões que tem aqui hoje presentes. Eu acho que enquanto tiver essa disputa, a gente não vai chegar a lugar nenhum. [...] Deus é único, ele não é dividido”.

O presidente da Aliança Municipal Espírita, Antonino Abreu, falou que o objetivo do espiritismo é o de as pessoas se colocarem no caminho de Jesus, sempre buscando boas ações. “Nós só vamos nos tornar pessoas felizes a partir do momento em que a gente passar a servir. E o que significa servir? É tolerância, é paciência, é tranquilidade, é equilíbrio na forma de pensar, na forma de falar e, principalmente, na forma de sentir”.

O padre José Afonso, da Igreja Matriz de São Sebastião, destacou a tolerância e o respeito: “a religião tem a função de religar a Deus, mas não tem como a gente ficar ligados a Deus se vivemos como adversários, como opositores, como inimigos. Não podemos deixar que a intolerância, que a polarização que está na sociedade, sobretudo no âmbito até político, afete também a dimensão da nossa fé. Todos somos irmãos”.

O pastor Marcílio Vieira Mendes, da Segunda Igreja Batista de Ponte Nova, pontuou sobre a importância da paz entre os homens. “Eu entendo que essa paz tem que estar dentro de cada um de nós, para nos relacionarmos com as nossas diferenças, divergências, opiniões diferentes, mas em paz. [...] Nossa conduta tem que ser de paz. É isso que os anjos estavam cantando no Natal”.

O pastor Rafael Gonçalves de Oliveira, da Igreja Batista Lagoinha de Ponte Nova, passou uma mensagem de Natal: “É de várias formas o Natal. Hoje é bem democrático, cada cultura lida com essa festa, [...] tudo é muito lindo de ver. [...] A igreja precisa compreender nos nossos dias que a mensagem não é sobre condenação, mas é sobre salvação e esperança. [...] Que nós possamos pensar no Natal no aniversariante do dia”.

A pastora Rosângela Maria de Souza da Cruz, da Igreja do Evangelho Quadrangular, fez uma reflexão sobre a passagem de ano. “É um tempo de alegria, em que nós comemoramos o Natal, o nascimento de Jesus. [...] E ele nasceu com um objetivo, de dar a vida dele por nós. [...] A passagem de ano acontece após uma grande data que marcou a história da humanidade [...] o nascimento de Jesus, o salvador. [...] Aí vem o ano novo [...] Jesus veio, ele veio para trazer paz, amor, esperanças para dias melhores”.

A apresentação completa do Coral bem como as reflexões feitas pelos representantes das correntes religiosas estão disponíveis em vídeo na página no Facebook no canal no YouTube da Câmara.

Confira as fotos:

                        

registrado em: