Projetos tratam de subvenções a entidades, nomes de ruas e cessão de respiradores

por Imprensa — publicado 23/06/2020 15h06, última modificação 23/06/2020 15h06
As matérias foram encaminhadas às comissões permanentes da Câmara para análise

Quatro PLs (Projetos de Lei), todos de autoria do Poder Executivo, foram encaminhados às comissões permanentes da Câmara de Ponte Nova durante a reunião extraordinária dessa segunda-feira (22). A discussão e votação em plenário das matérias acontecerão após a emissão dos pareceres pelas comissões.

O PL 3.776/2020, que altera a Lei Municipal nº 4.369/2019, que concede subvenção social para o exercício de 2020, foi encaminhado às comissões de FLJ (Finanças, Legislação e Justiça), SPM (Serviços Públicos Municipais) e OTC (Orçamento e Tomada de Contas).

O objetivo do projeto, segundo o Executivo, é adequar o valor das subvenções do CETERVIDAS (Centro Terapêutico Recanto da Vida) e da AFUSSAM (Associação dos Familiares e Usuários do Serviço de Saúde Mental) à Lei Orçamentaria de 2020.

A Prefeitura informou que os valores já estão previstos na Lei Orçamentaria de 2020, que equivocadamente ficou menor na Lei de subvenções para 2020. Assim, se aprovado o PL, o valor concedido ao CETERVIDAS ficará alterado para R$ 99.650,00. Já o valor da AFUSSAM será alterado para R$ 35.000,00.

As mesmas comissões também receberam o PL 3.779/2020, que autoriza o Município de Ponte Nova a cessão de bem público à Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho e dá outras providências. Segundo a matéria, será cedido dois ventiladores pulmonares e um monitor Multiparâmetro.

De acordo com o Executivo, os bens objeto da cessão foram doados ao município para equipar a Unidade de Pronto Atendimento - UPA TIPO II a qual foi objeto de readequação física aprovada pelo Ministério da Saúde. A cessão objetiva única e exclusivamente o atendimento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), com diagnóstico da Covid-19.

As comissões de FLJ e SPM receberam os PL 3.777/2020 e 3.778/2020. O primeiro denomina de Rua João Alves Pastor (Sr. Zico) a via localizada entre as ruas Carangola e Santo Antônio. Já o segundo denomina de Rua Domingos Sávio Teixeira Lanna a via localizada na antiga Rua "F" do Bairro Paraíso. As exposições de motivos dos PLs 3.777/2020 e 3.778/2020 apresentam uma breve biografia dos homenageados.

Projetos de Resolução

Ainda na sessão dessa segunda-feira, 11 PRs (Projetos de Resolução) foram encaminhados às comissões especiais. Veja a seguir as ementas das propostas e os autores:

• 29/2020 – concede título de Cidadã Honorária de Ponte Nova à Srª. Rosineide Maria de Souza Félix. (Autor: vereador Pracatá – MDB);
  • 30/2020 – concede Diploma do Mérito Legislativo Municipal à Srª. Maria das Graças Gomides Ribeiro. (Autor: vereador Pracatá – MDB);
  • 31/2020 – concede Diploma do Mérito Legislativo Municipal ao Sr. Luiz Henrique Silva Borges. (Autor: vereador Betinho – PSDB);
  • 32/2020 – concede Diploma do Mérito Legislativo Municipal à Srª. Vanuza Arlindo da Silva Sousa. (Autor: vereador Zé Osório – PSB);
  • 33/2020 – concede Diploma do Mérito Legislativo Municipal à Srª. Andreza Ferreira Bargas de Queiroz. (Autor: vereador Rubinho – DEM);
  • 34/2020 – concede Diploma do Mérito Legislativo Municipal ao Sr. Samuel Gonçalves Pinto. (Autor: Chico Fanica – PSB);
  • 35/2020 – concede título de Cidadã Honorária de Ponte Nova à Srª. Érika Aparecida de Oliveira. (Autora: vereadora Fiota – PSDB);
  • 37/2020 – concede título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Sr. José Bueno de Magalhães. (Autor: vereador Montanha – MDB);
  • 38/2020 – concede Diploma do Mérito Legislativo Municipal à Srª. Cristiane Fontes de Souza Bernardes. (Autora: vereadora Fiota – PSDB);
  • 39/2020 – concede Diploma do Mérito Legislativo Municipal ao Sr. Luiz Donizete Firmino Alves. (Autor: vereador Sérgio Ferrugem – Republicanos);
  • 40/2020 – concede título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Sr. José Teixeira. (Autor: vereador Chico Fanica – PSB).