Projetos que tratam da Segurança Alimentar e Nutricional começam a tramitar na Câmara

por Rachel Monteiro publicado 21/02/2025 17h50, última modificação 23/02/2025 21h06
Os textos, de autoria do Executivo, vão passar pela análise de Comissões antes de ser votados em Plenário
Projetos que tratam da Segurança Alimentar e Nutricional começam a tramitar na Câmara

Imagem ilustrativa/Divulgação Sindafa-MG

Os vereadores de Ponte Nova receberam, durante a Reunião Plenária dessa quinta-feira (20), dois Projetos de Lei (PLs) de autoria do Executivo. Os PLs nº 4.103/2025 e nº 4.104/2025 propõem, respectivamente, a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), e a criação da Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Parlamentares vão se reunir nas Comissões para discutir e emitir parecer acerca dos PLs. Após as análises, os textos vão ser votados por todos os vereadores em Plenário.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar

O PL nº 4.103/2025 dispõe sobre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Munícipio de Ponte Nova, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, e revoga a Lei Municipal nº 2.726/2003.

O Executivo argumenta, na Exposição de Motivos, que a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) representa um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas no Município, assegurando o direito à alimentação adequada e promovendo a inclusão social e a cidadania.

Observa ainda que “a segurança alimentar e nutricional é um direito fundamental previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei n° 11.346/2006)”.

O PL foi encaminhado para as Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Serviços Públicos Municipais (CSPM), de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) e de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) para análise e emissão de parecer.

O Projeto e todos os documentos gerados durante sua tramitação podem ser acessados no site da Câmara.

Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar

O PL nº 4.104/2024 cria, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na Exposição de Motivos que acompanha o PL, a Prefeitura ressalta que a criação da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) em Ponte Nova tem como intuito fortalecer a governança intersetorial na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

“A criação da Caisan Municipal busca promover a articulação e a integração de políticas públicas, assegurando abordagem intersetorial para enfrentar a vulnerabilidade alimentar e garantir acesso universal e igualitário a uma alimentação de qualidade”.

As Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Serviços Públicos Municipais (CSPM), de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) e de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) vão se reunir para analisar e emitir parecer sobre a proposta.

A íntegra da proposta e toda a tramitação podem ser acessadas no site da Câmara.