Projeto visa instituir o “Dezembro Laranja” no calendário de eventos de Ponte Nova

por Imprensa — publicado 21/12/2018 15h25, última modificação 18/09/2020 15h57
Informações alusivas à campanha, palestras e outras atividades deverão ser realizadas como forma de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele

 Na primeira reunião extraordinária do recesso parlamentar, ocorrida em 20 de dezembro, foi encaminhado às Comissões Temáticas, o Projeto de Lei (PL) nº 15/2018, de iniciativa do vereador André Pessata (PSC), que institui no calendário oficial de eventos do Município a campanha "Dezembro Laranja". O objetivo é aderir à iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para prevenção e combate ao câncer de pele. 

O PL dispõe que, anualmente, durante o mês de dezembro e até o final do verão, o Poder Público Municipal promoverá ações e informações alusivas à campanha, como a iluminação de monumentos públicos, palestras nos postos de saúde, nas escolas, no plenário da Câmara, distribuição de protetores solares e de panfletos, reuniões com grupos da terceira idade, mensagens nas redes sociais e nas páginas eletrônicas dos órgãos públicos municipais, com ênfase nas medidas de proteção da pele e prevenção da doença.
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra a cada ano cerca de 180 mil casos. Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. 
Os grupos de maior risco são pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados
 
registrado em: