Projeto “Chame a Frida” é apresentado na Tribuna Livre da última quinta (22)

por Divisão de Comunicação — publicado 26/08/2024 18h15, última modificação 26/08/2024 18h17
A delegada titular da Delegacia de Mulheres de Ponte Nova, Débora Meneguitte Morais Saraiva, ainda pediu ajuda aos vereadores para a divulgação do Projeto que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar
Projeto “Chame a Frida” é apresentado na Tribuna Livre da última quinta (22)

Delegada Débora Meneguitte Morais Saraiva em participação na Tribuna Livre do dia 22/08/2024

A Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (22) recebeu a delegada titular da Delegacia de Mulheres de Ponte Nova, Débora Meneguitte Morais Saraiva, para apresentar o Projeto “Chame a Frida”, que institui a Política de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica e familiar em Minas Gerais. Débora solicitou o apoio de todos para a divulgação do Projeto e informou que ele terá início nesta semana em Ponte Nova em decorrência do “Agosto Lilás”.

“No mês de prevenção à violência contra a mulher, [...] a Polícia Civil de Minas Gerais expande o Projeto ‘Chame a Frida’, atendente virtual de atenção às vítimas de crime no ambiente doméstico e familiar, para mais de 29 munícipios e alcança operação em um total de 50 cidades em diferentes regiões mineiras”.

Ela explicou como funciona o Projeto da PCMG que atende 24 horas por dia e considerado pela Instituição um serviço fácil, rápido e discreto, e que torna o Estado pioneiro no atendimento virtual ininterrupto por meio de aplicativo.

“A ferramenta consiste em um chatbot que utiliza o aplicativo WhatsApp para atender de forma imediata às solicitações de vítima de violência por meio de mensagens pré-programadas. [...] A mulher inicia uma conversa e de forma automática são realizados o acolhimento e esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a Polícia. [...] Por meio do chatbot também é possível agendar o horário para comparecimento a uma Unidade Policial, programar a realização do exame de corpo delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência”.

Débora informou ainda que o objetivo principal do “Chame a Frida” é “facilitar a comunicação de mulheres em situação de violência com a Polícia Civil por meio de um primeiro contato com a vítima, uma vez que, por diversas ocasiões, ela é obrigada a se dirigir até uma Delegacia para solicitar ajuda, informações, e até mesmo para conseguir um documento. Muitas vítimas precisam ainda se deslocar de locais distantes como zona rural e, devido à dificuldade de transporte, muitas delas deixam de comparecer à Delegacia, além disso deve se considerar a falta de recursos financeiros de algumas mulheres para o deslocamento. [...] O processo oferece a ferramenta por meio da qual será possível agendar o atendimento na Delegacia”.

Débora disse que a partir desta semana haverá ações de divulgação como distribuição de cartazes, adesivos e panfletos em bairros e no transporte público com informações do Projeto, inclusive, do número de WhatsApp para que as vítimas acionem ajuda.

Ao final de sua participação, a delegada agradeceu a oportunidade e reiterou o pedido de ajuda aos vereadores para a divulgação do Projeto.

Os parlamentares agradeceram a presença de Débora e exaltaram a importância da iniciativa para o Estado, sobretudo para Ponte Nova, para que as vítimas se sintam mais acolhidas. Eles ainda se comprometeram a auxiliar na divulgação do Projeto.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 22 de agosto está disponível no canal da Câmara no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

Nota
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).