Presidente do Sindicato Rural destaca programação da 57ª Expovale

por Mateus Pires publicado 17/06/2024 18h11, última modificação 17/06/2024 18h11
Francisco Augusto de Castro Gomes participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (13)
Presidente do Sindicato Rural destaca programação da 57ª Expovale

Francisco Augusto de Castro Gomes

A Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (13) foi utilizada pelo presidente do Sindicado Rural de Ponte Nova, Francisco Augusto de Castro Gomes. Ele apresentou os destaques da programação da 57ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do Vale do Piranga (Expovale).

Segundo Francisco, este ano o Evento acontecerá entre 4 e 7 de julho, no Parque de Exposições de Ponte Nova. “Nós temos total confiança de que será no mesmo nível e até superará os níveis anteriores”, comentou sobre as expectativas.

Ele ressaltou a programação diversificada do Evento para este ano. “Temos lá a mostra de bovinos, mostra de equinos, o Concurso Leiteiro de Galpão, [...] o Torneio Leiteiro Intermunicipal da Agricultura Familiar, o Concurso de Marcha, [...] os estandes do agronegócio, estande do artesanato regional, estande do segmento comercial-industrial-de serviços, cursos e oficinas profissionalizantes do Senar, diversões para as crianças, shows artísticos com livre acesso para o público”.

O presidente do Sindicato também chamou a atenção para a premiação do V Torneio Leiteiro Intermunicipal da Agricultura Familiar, que acontecerá no primeiro dia do evento.

No dia 6, às 15 horas, haverá a premiação do Concurso Leiteiro de Galpão e da mostra de bovinos “com entrega de troféus, de rosetas e certificados para os produtores rurais participantes. Também entrega de medalha e sorteio de TV 42 polegadas para os tratadores dos animais”, disse.

De acordo com Francisco, a Expovale também presta homenagens a pessoas ou instituições que o Sindicato considera essenciais para o agronegócio local. “O Sindicato sempre homenageia um produtor, uma empresa do agronegócio, uma autoridade municipal vinculada ao agronegócio, entidades. Então, nós temos cinco homenagens especiais que são feitas com o critério mais rigoroso possível”, explicou.

Parcerias

Durante sua manifestação, Francisco destacou as diversas parcerias que o Sindicato desenvolveu para a realização da Expovale. “O Sindicato é o promotor do Evento, mas a Prefeitura tem sido a principal parceira, inclusive, assumindo toda a parte artística. [...] O Clube do Cavalo, que passou a ter uma presença firme conosco; a Emater, a Epagmig, o Senar, o IMA, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Demutran, o Samu, todos eles têm uma importante participação como apoiadores e, principalmente, a questão de segurança de todo o público”.

Ele ainda citou a importância dos patrocinadores do Evento. “Todos eles têm uma presença forte para que nos ajude na realização e também no custo do evento, que é um evento de um valor bem representativo”.

“A história mostra a importância do Evento, porque o produtor rural ele acredita no Evento e quer mostrar para a sociedade aquele trabalho que ele faz. Não é questão de vaidade, é questão da importância socioeconômica da participação dessas pessoas e que vêm gerar emprego, que vêm gerar rendas para uma região que nós sempre estivemos bem presos à questão do campo”, concluiu.

Os vereadores agradecem a presença do presidente do Sindicato Rural e o parabenizaram pelo trabalho desenvolvido. Eles desejaram sucesso ao Evento e ressaltaram a importância dele para o Município.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 13 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.