Presidente de Associação Comunitária reivindica melhorias para o Vau-Açu

por Mateus Pires publicado 10/06/2024 17h49, última modificação 10/06/2024 17h49
Silvio Luiz Miranda participou da Tribuna Livre durante a Reunião Plenária da última quinta-feira (6)
Presidente de Associação Comunitária reivindica melhorias para o Vau-Açu

Silvio Luiz Miranda

Com a presença de moradores do distrito Vau-Açu no Plenário, o presidente da Associação Comunitária do local, Silvio Luiz Miranda, participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (6). Ele apresentou uma série de reivindicações de melhorias estruturais e de serviços públicos para o Distrito.

Silvio relatou que a vereadora Aninha de Fizica (PSB) participou de uma reunião da Associação em que também foram convidados representantes da Prefeitura e do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes), além dos demais vereadores. Segundo ele, no encontro, foram debatidas as prioridades pelas quais o Distrito precisa ser atendido com mais urgência.

“O Vau-Açu, sim, vive um momento que a gente precisa de atenção. Nós temos vários problemas, [...] e eu estou aqui, gente, para pedir o apoio desta Casa junto à Administração”, afirmou.

Segundo Silvio, o Distrito sofre com frequência por problemas no abastecimento de água. “Isso é constante, não é um problema de agora. [...] Olha a nossa água! [...] Isso aí é água do Vau-Açu. Pode falar que essa água não faz mal, como disse bem o diretor do Dmaes? [...] O Dmaes, para mim, está fazendo é extração de petróleo. Olha só!”, disse ao exibir fotos do líquido distribuído pela Autarquia no Distrito.

O presidente da Associação apontou problemas nos serviços de saúde, como a falta de servidores no Posto de Saúde da Família (PSF) do local. “Há reclamações diariamente de falta de médico. [...] Falta agente comunitário de saúde. A agente Peri, nossa querida Peri, ela faleceu há mais ou menos três anos, e até hoje a área dela está descoberta. [...] Falta técnico de enfermagem, apenas uma técnica de enfermagem. [...] A farmácia já está há mais de dois anos para ser inaugurada e não sai do papel. Por quê? Ajudaria tanto o Vau-Açu!”, comentou.

De acordo com Silvio, o Vau-Açu possui mais de 2,5 mil habitantes, e os serviços públicos prestados estão aquém das necessidades dos moradores do local, como é o caso do transporte público. “A lotação quebra constantemente. [...] No Vau-Açu, na parte da manhã, saem três ou quatro lotações lotadas todo dia. Uma lotação dessa quebra é um transtorno absurdo. Não é igual aqui na Cidade que encosta e tem outra lotação para a pessoa descer e passar para o outro ônibus. Ali demora duas, três horas ou mais”, contou.

Outra reivindicação apresentada pelo presidente da Associação foi em relação à segurança pública. Ele também cobrou melhorias no serviço para o Distrito. “Infelizmente, a gente passa por um problema muito sério de drogas. A gente está, cada vez mais, a gente tem que tomar cuidado. [...] E nós não temos um patrulhamento ostensivo no Vau-Açu”, observou.

Por fim, Silvio também levou à Tribuna as reclamações da Comunidade referentes à falta de opções de esporte e lazer. “O Vau-Açu não tem nada, não tem!”.

Após a participação do presidente da Associação na Tribuna, os vereadores enfatizaram que estão empenhados em buscar soluções e melhorias para o Vau-Açu, mas que a efetivação dos pedidos depende do Poder Executivo. Eles também agradeceram a presença do Silvio e propuseram que a Comunidade acione o Ministério Público quanto aos problemas no abastecimento de água.

Também foi acordado o envio de ofício à Prefeitura para cobrar por solução dos problemas apresentados. O presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PRD), também anunciou que vai convocar representantes do Dmaes e do Executivo para comparecerem à Câmara e apresentarem esclarecimentos quanto aos assuntos abordados.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 6 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.