Presidente da Coorpnova destaca ações da Instituição e pede apoio

por Mateus Pires publicado 01/07/2024 18h17, última modificação 01/07/2024 18h17
A presidente da Cooperativa, Geralda Loredo de Paula, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Instituição, expôs problemas e solicitou o apoio dos parlamentares
Presidente da Coorpnova destaca ações da Instituição e pede apoio

Geralda Loredo de Paula na Tribuna Livre do dia 27/06/2024

A presidente da Cooperativa dos Recicladores de Ponte Nova (Coorpnova), Geralda Loredo de Paula, participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (27). Ela falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Instituição, que realiza ações para destinação de materiais reciclados e também de conscientização da população.

“Não jogar o lixo fora de hora, saber separar o que é reciclável e o que é lixo – muitas vezes a gente tem essa dificuldade –. Foram colocados alguns coletores para coleta seletiva, mas o pessoal estava colocando produtos que não eram recicláveis. Infelizmente, tivemos que retirar”, lamentou.

Geralda exibiu um vídeo sobre o trabalho dos cooperados e demandou o apoio do Poder Público para melhorar as condições da Instituição. “Não só investimentos da Câmara, do Poder Público, e também o respeito da população com a Cooperativa. Hoje, aqui em Ponte Nova, é o grupo que mais trabalha em relação ao meio ambiente. [...] A gente vê, hoje, que o meio ambiente é a área que menos é destinada recursos”, afirmou.

Ela contou que a Coorpnova recebeu verbas de Emendas Impositivas – recurso do orçamento municipal com destinação determinada pelos vereadores – disponibilizadas pelo vereador Zé Roberto Júnior (Rede) e pela ex-vereadora Marilda. “É para construir o nosso refeitório. O pessoal, na hora de almoçar, eles almoçam num lugar insalubre, porque a gente não tem o refeitório”, explicou, mas ressaltou que ainda faltam recursos para a conclusão da obra.

A presidente relatou sobre as dificuldades que a Cooperativa enfrenta com relação ao caminhão que transporta o material. “Quando esse caminhão atrapalha, [...] toda a coleta seletiva para. E a população que tem esse pouco de consciência, começa a ligar, porque a gente não consegue fazer a coleta por não ter um caminhão substituto”.

Ela disse que o espaço onde o material passa por triagem, na sede da Instituição, precisa de melhorias, como a construção de uma cobertura, que vai dar boas condições de trabalho aos cooperados e evitar a perda de material durante as chuvas. “Esse espaço aí é um espaço que nós precisamos de cobertura, porque o pessoal trabalha no sol quente”, pontuou.

Geralda ainda destacou que a Cooperativa precisa equipar os cooperados com uniformes e instrumentos adequados para a segurança dos trabalhos. Por fim, ela frisou sobre a importância da Instituição. “Além de ajudar o meio ambiente, nós conseguimos transformar a vida de muitas pessoas. Hoje, estão inseridos aí na sociedade não só os presidiários, mas pessoas viciadas em droga, mulheres vítimas de violência”.

Ao fim da explanação da presidente, os vereadores parabenizaram a Cooperativa pelos trabalhos desenvolvidos, que também integra reeducandos. Eles ressaltaram sobre a importância da Coorpnova para o Município, demonstraram apoio para obtenção e destinação de recursos para a Instituição, como a proposta para que o engenheiro civil da Câmara faça o projeto para a cobertura do espaço onde o material é triado – e também tiraram dúvidas a respeito do funcionamento da Entidade.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 27 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.