Presidente da ALEPON comparece à Câmara e fala sobre demandas da instituição

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/04/2022 16h56, última modificação 26/04/2022 16h56
Dentre os assuntos citados, está a repercussão internacional dos trabalhos realizados pela instituição
Presidente da ALEPON comparece à Câmara e fala sobre demandas da instituição

Maria Elizabeth Moreira Leite Iacomini participou da Tribuna Livre do dia 20/04/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

A presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON), Maria Elizabeth Moreira Leite Iacomini, esteve presente na Reunião Plenária da última quarta-feira (20). Ela participou da Tribuna Livre para falar sobre as demandas da instituição. Segundo ela, internacionalmente, o trabalho realizado pela academia é reconhecido, mas a nível local não. “Reconhecemos a dificuldade da cultura hoje, a desvalorização, de um modo geral, então a luta tem que crescer”, reforça Maria.

A estrutura física da instituição também foi abordada. De acordo com a presidente, a ALEPON está utilizando uma sala cedida pela Prefeitura Municipal na gestão do ex-prefeito Joãozinho de Carvalho. Entretanto, o local é pequeno e não suporta todas as atividades que a academia oferece. “Eu não posso levar crianças e adolescentes para fazer um trabalho se não tem banheiro”, enfatiza a presidente.

Maria disse que foi enviado um projeto ao Executivo que visa a ampliação da sala que eles utilizam, mas não obteve retorno. “Eu quero enfatizar a importância desse projeto. Porque lá com duas salas, a gente consegue fazer uma sala de reunião, uma biblioteca, para desenvolver esses projetos, uma copa e um banheiro”, explica.

Ela também questionou a verba destinada a ALEPON, após a aprovação do Projeto de Lei 3.870/2021. De acordo com o texto, a instituição tem direito a R$ 5 mil, mas Maria disse que este valor não suprime nem mesmo a edição de um livro.

“Um livro, com 250 páginas, uma tiragem de 300 exemplares, que também nem seriam suficientes para distribuir tantos assim, ficaria em 7.250 reais. Então, conclusão, com cinco mil a gente não pode fazer nem um livro”, salienta.

Além disso, Maria ressaltou que o último edital aberto pela ALEPON, Concurso Literário "Professor Mário Clímaco" - 2022, está disponível nas redes sociais e todos que atenderem os requisitos podem participar.

O vereador André Pessata (PODEMOS) agradeceu a presença da presidente da ALEPON e enfatizou que a Câmara está à disposição para a realização de eventos e se dispôs a atuar como voluntário, quando a instituição precisar. “Quando tiver construindo, precisar de uma mão de obra voluntária, tem eu e meu ajudante, nós podemos também tá doando”.

Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS) disse que estudará com a Câmara a possibilidade de ampliação da sala em que eles trabalham. “Vamos ver o que essa casa pode contribuir, juntamente ao Executivo, uma receptividade para vocês, uma sala, umas condições melhores”.

Guto Malta (PT) enfatizou que a ALEPON ultrapassou o continente, e Ponte Nova possui diversos talentos. “A nossa ALEPON, do rio, tomou conta do mar, já está em Portugal, levando a nossa cultura, a nossa cidade, os nossos talentos”.

Dr. Wellerson Mayrink (PSB) questionou se a Secretaria de Cultura auxilia em algum ponto quanto ao instituto, e a presidente respondeu dizendo que todos os pedidos foram negados.

Emerson Carvalho (PTB) disse que a cultura em Ponte Nova se fecha e não abre espaço para outras formas de projetos.

O vídeo da Reunião Plenária desta quarta-feira está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: