Premiação da gincana da Câmara conclui celebrações dos 160 anos do Legislativo

por Mateus Pires publicado 29/12/2022 19h15, última modificação 29/12/2022 19h20
Valorizando a educação e a cidadania, a gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” inovou ao envolver mais de 1,5 mil estudantes e premiar 15 participantes e 10 escolas
Premiação da gincana da Câmara conclui celebrações dos 160 anos do Legislativo

Alunos vencedores com os seus prêmios e os vereadores de Ponte Nova

Estudantes do ensino básico, familiares, professores, diretores de escolas e vereadores celebraram de forma especial, nessa quarta-feira (28), os 160 anos de instalação da Câmara de Ponte Nova. A primeira edição da Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!”, uma das ações de comemoração do aniversário, foi encerrada e os vencedores foram premiados em cerimônia que lotou o Plenário João Mayrink.

Divididos em cinco categorias do concurso, os três estudantes que se classificaram com os melhores pontos em cada grupo ganharam prêmios. Os que ficaram em primeiro lugar foram premiados com um notebook. Já os que conseguiram o segundo e o terceiro lugar receberam um tablet cada um. Todos os participantes ganharam certificados.

As 10 escolas mais bem classificadas também foram premiadas com um notebook e equipamentos de som, como caixas, mesa de áudio e microfone sem fio. O montante de investimentos destinado aos prêmios foi de aproximadamente R$ 50 mil. (Veja a lista de todos os vencedores a seguir)

A solenidade de premiação propagou um sentimento de alegria em todos que acompanhavam o evento tanto presencialmente, como pela transmissão ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube. Nas redes sociais, amigos e familiares dos vencedores comentaram com mensagens de parabéns aos participantes e elogios a iniciativa da Câmara de Ponte Nova.

De forma inovadora e pensada para integrar as comemorações pelo aniversário da Câmara em 2022, a gincana – coordenada pela Escola do Legislativo – envolveu mais de 1,5 mil estudantes de 13 instituições de ensino do município, entre públicas ou privadas.

Ao longo dos últimos meses, os participantes se empenharam nas etapas do concurso para conseguirem os pontos por meio de atividades que valorizassem a história de Ponte Nova e da Câmara, a cidadania e a democracia e incentivasse a participação popular nas rotinas do Poder Legislativo. Houve produções artísticas e literárias, como redações, poemas, desenhos e ilustrações.

As etapas também envolveram interação dos estudantes e familiares com as redes sociais da Câmara, como acompanhamento de sessões plenárias para responder formulários e enquetes sobre os temas da gincana, além de mobilização para curtidas em posts – tudo valendo ponto.

Incentivo à educação e ao futuro

É pensando no futuro que a Câmara de Ponte Nova celebra o passado e a história dos 160 anos de instalação do Poder Legislativo no município. A gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” serviu como forma de comemoração concomitante ao incentivo à educação e à descoberta de novos talentos ao envolver a comunidade escolar.

 “A gincana conseguiu aproximar a comunidade escolar do Poder Legislativo. E, ao mesmo tempo, essa premiação contribuirá para a melhoria da rotina das escolas e no apoio tecnológico aos estudantes”, destacou o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB) durante a cerimônia.

O coordenador político da Escola do Legislativo da Câmara, vereador Wagner Gomides (PV), parabenizou a todos os participantes e servidores envolvidos na realização da gincana, além de ex-parlamentares que valorizaram a Escola. “Com certeza, todos nós estamos contribuindo de alguma maneira para a formação política e cidadã dos nossos estudantes. E é exatamente através de ações como essas que teremos um futuro diferente para a nossa cidade e para a nossa população”.

“Pensar a cidadania, exercer a democracia, instrumentalizar os nossos estudantes nesta perspectiva nos traz a certeza que tem muita gente séria pensando na educação. [...] Com certeza, todos os estudantes que participaram desse processo, indiferente da premiação, estão diferentes no dia de hoje: aprenderam de uma forma prazerosa, de uma forma significativa – e este é o nosso desafio enquanto educador. [...] Futuramente, quem vai estar sentado nessas cadeiras como vereador, como prefeito, são vocês, os nossos estudantes, os pais que estão aí”, ressaltou a Superintendente Regional de Ensino, Rosana Name.

A secretária municipal de Educação, Keila Lacerda, destacou a importância do projeto para a formação dos participantes. “Através desse projeto, os estudantes também tiveram a oportunidade de exercerem a cidadania. Ver esse plenário cheio e ver tantos rostos conhecidos de trabalhadores da educação nos honra muito. Nos honra mais ainda saber quantas escolas premiadas aqui hoje. [...] Acho que é realmente assim que se faz história, que se faz cidadania. Parabenizar todos os alunos!”.

Parceiros homenageados

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por representantes da sociedade e de instituições como a Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON), 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/MG, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ponte Nova, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEFI), além de representantes do Poder Legislativo.

Durante a cerimônia, os voluntários receberam dos vereadores uma placa de agradecimento pela colaboração no concurso.

Os vencedores

Escolas (ordem alfabética): Centro Municipal de Educação Infantil Marcos Rodrigues Pereira, Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, Escola Municipal Dr. José Mariano, Escola Municipal João Guimarães, Escola Municipal Miquelina Martino Moreira dos Santos, Escola Municipal Padre Rafael Faraci, Escola Municipal Progresso, Escola Municipal Senador Miguel Lana, Escola Nossa Senhora Auxiliadora e Instituto Montessori.

Estudantes – Categoria Estudantes com Deficiência | 3° colocado: Rafael Romão Fidelis (1° período da Escola Municipal Miquelina Martino Moreira dos Santos); 2° colocado: Arthur Daniel Sousa de Almeida (2° período da Escola Municipal Miquelina Martino Moreira dos Santos); 1° colocado: Gean Carlos de Freitas Soares da Silva (5° ano da Escola Municipal João Guimarães).

Estudantes – Categoria Educação Infantil | 3° colocado: Heitor da Silva Lino (2° período da Escola Municipal Padre Rafael Faraci); 2° colocado: Laura Ventura Silva Barros (2° período da Escola Municipal Padre Rafael Faraci); 1° colocado: Guilherme Peixoto Caetano de Castro Filho (2° período da Educação Infantil da Escola Municipal Progresso).

Estudantes – Categoria Ensino Fundamental I | 3° colocado: Maysa Vitória Nonato Ribeiro (5° ano da Escola Municipal Padre Rafael Faraci); 2° colocado: Júlia da Silva Santos (5° ano da Escola Municipal Padre Rafael Faraci); 1° colocado: Dêvann Luiz Costa Catarino (4° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. José Mariano).

Estudantes – Categoria Ensino Fundamental II | 3° colocado: Mayra Gabrielle Nascimento de Souza Bispo (6° ano da Escola Municipal Padre Rafael Faraci); 2° colocado: Maria Clara de Castro Fontoura e Souza Marques (9° ano do Instituto Montessori); 1° colocado: Ana Lívia Coelho Carvalho (8° ano da Escola Municipal Padre Rafael Faraci).

Estudantes – Categoria Ensino Médio | 3° colocado: Letícia Pereira do Carmo (1° ano da Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira); 2° colocado: Naiara de Souza Castro (2° ano da Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira); 1° colocado: Lívia de Paula Souza (2° ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Minas Gerais – Campus Avançado Ponte Nova).

160 da Câmara de Ponte Nova

A Câmara de Ponte Nova completará os 160 anos de existência em 2022, pois em 28 de dezembro de 1862 foram eleitos os sete vereadores que compuseram a primeira legislatura.

Edital

O concurso foi regido por edital publicado no site da Câmara e seguiu os trâmites previstos com respeito aos princípios da administração pública. Todas a informações sobre a gincana estão disponíveis na página da Câmara na internet.

Imagens da cerimônia