Prefeitura apresentará projeto para o bairro Nova Copacabana, diz vereador
Durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (5), o vereador Zé Osório (PSB) informou que o Ministério Público (MP) fixou o prazo de 60 dias para que a Prefeitura apresente o projeto de obras de infraestrutura do Nova Copacabana. De acordo com ele, a associação de moradores também tem o mesmo prazo para encaminhar outros documentos.
“Foi dado um prazo de 60 dias para que a Prefeitura apresente as obras que vão ser feitas de infraestrutura dentro no bairro. Eles têm um prazo de 60 dias para apresentarem esse projeto, como também a associação tem um prazo de 60 dias para indicar também, dentro da decisão judicial aqui, quais são os lotes que vão servir como caução para a Prefeitura. [...] É uma ação que está sendo tocada contra a imobiliária Ouro Verde e contra a associação de bairro”, explica o parlamentar.
Morro Grande
O vereador apresentou uma foto que registra um encontro com os moradores de Morro Grande, que solicitaram providências quanto ao transporte público na zona rural.
“O que nós queremos é que a São Jorge, junto com o DEMUTRAN [Departamento Municipal de Trânsito], eles deem uma satisfação ao povo da zona rural se o ônibus vai, ou se o ônibus não vai. Porque a zona rural tem dias marcados para os ônibus irem lá. E aí as pessoas marcam suas consultas médicas para esse dia, as pessoas têm os seus compromissos, que são muitos naquele dia que o ônibus vai na comunidade rural, e o ônibus não aparece”, explica.
Zé Osório, Aninha de Fizica (PSB) e Fiota (PSDB) solicitaram que a empresa São Jorge se reúna com o DEMUTRAN e achem as providências necessárias quanto a esse problema.
“Nós vamos estar reunindo com a Vanise [diretora do DEMUTRAN], vamos estar reunindo com a São Jorge. [...] Eles têm que criar uma forma de comunicar com o povo da zona rural e falar: olha, o ônibus não vai hoje por causa disso. Eles têm que fazer isso. Eles não podem simplesmente largar a zona rural abandonada”, defende o parlamentar.
Horários
O vereador ainda explicou que os problemas com horários são de responsabilidade da Prefeitura. “Quem manda a São Jorge ir, o dia e a hora é a Prefeitura. A São Jorge não manda nada, ela obedece e a Prefeitura manda. É isso que tem que ficar bem claro para o povo”, explica o vereador.
Esplanada
A eleição da associação de moradores do bairro Esplanada foi parabenizada pelo vereador. “Nós conseguimos que não é fácil ter uma associação que funcione e trabalhe. E a da Esplanada eu posso garantir, nós temos pessoas lá que têm credibilidade dentro da comunidade, pessoas que são respeitadas e tenho certeza que vamos dar continuidade no trabalho lá”, disse.
Insalubridade dos motoristas e operadores de máquinas da SEDRU
Zé Osório informou que o Executivo está aguardando análise de uma empresa para determinar uma nova avaliação dos laudos técnicos para pagamento de adicional de insalubridade aos motoristas e operadores de máquinas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), tema do Requerimento nº 258/2022.
“Segundo a Prefeitura, estão fazendo a avaliação lá. Tem uma empresa fazendo a avaliação e teremos uma resposta nos próximos dias. Vamos acompanhar aqui e vamos cobrar”, esclarece o vereador.
O vídeo da participação do vereador Zé Osório na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação