Ponte Nova marca presença no lançamento do Parlamento Jovem 2025 na ALMG

por Mateus Pires publicado 25/03/2025 17h27, última modificação 25/03/2025 17h27
A Câmara foi representada por vereadores e servidores no evento de lançamento do Programa, que tem Ponte Nova como participante pela nona vez
Ponte Nova marca presença no lançamento do Parlamento Jovem 2025 na ALMG

Kamila, Neim, Thaffarel, Mariana e Wagner na ALMG

Vereadores e servidores da Câmara de Ponte Nova estiveram, na última sexta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Eles participaram do lançamento da 21ª edição do Parlamento Jovem (PJ), que em 2025 tem Ponte Nova como integrante pela nona vez.

Participaram do evento os vereadores Thaffarel do Povo (PSB), Wagner Gomides (PV) e Wellington Neim (PP), além da coordenadora-geral da Escola do Legislativo (EL), Mariana Moreira dos Santos, e da chefe da Divisão Administrativa da Câmara, Kamila Monteiro Magalhães.

A cerimônia de lançamento ocorreu no Auditório José Alencar, na ALMG, e reuniu representantes de mais de 40 câmaras municipais do Estado, deputados estaduais e responsáveis pelo Programa. Neste ano, o PJ tem como tema “Juventude e Direitos Culturais” e vai contar com a participação de 157 câmaras.

Em Ponte Nova, as ações são dirigidas pela EL da Câmara, que também coordena as atividades do Polo Vale do Piranga, composto ainda por Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Urucânia e dois municípios novatos no grupo: Simonésia e Governador Valadares.

O coordenador político da EL, Wagner Gomides, destaca a importância do PJ e anuncia que a edição deste ano vai contar com um concurso para os participantes. “Muito feliz em participar de mais um lançamento do PJ, projeto extremamente importante para a educação política e emancipação cidadã de nossos jovens. [...] Neste ano, o nosso Parlamento Jovem contará com o Concurso Parlamento em Ação, que premiará os jovens que mais se engajarem nas atividades. Seguimos trabalhando para que, a cada dia, tenhamos uma Cidade mais ativa e socialmente engajada. Sem viés partidário, mas com bastante engajamento político”, disse.

O vídeo da Sessão de lançamento do PJ 2025 está disponível na página da ALMG na internet.

Curso de capacitação

Também na última semana, nos dias 19 e 20, as servidoras Kamila e Mariana participaram da Formação de Coordenadores Regionais do PJ, na ALMG. O encontro serviu para refletir sobre a gestão regional e trocar experiências sobre atividades realizadas no Polo.

“Foi um momento importante de interação com os coordenadores regionais dos outros polos, no qual discutimos os desafios na comunicação entre os coordenadores, na mobilização e na evasão dos jovens. Além disso, pudemos compartilhar experiências bem-sucedidas que podem ser adaptadas por outros municípios”, ressaltou Mariana.

Lançamento em Ponte Nova

A nona edição do PJ em Ponte Nova vai ser lançada em 19 de maio, às 18 horas, no Plenário João Mayrink. Entre 28 de abril e 9 de maio, os interessados devem fazer as inscrições por meio de um formulário disponível na página do Parlamento Jovem no site da Câmara.

Nesta edição, ao se inscrever no PJ, o estudante vai estar automaticamente participando do “Parlamento em Ação”. O Concurso vai premiar os cinco estudantes que mais pontuarem nas etapas. O edital com todas as informações e regras já está disponível no site da Câmara.

Em caso de dúvidas, a EL pode ser contada por meio do WhatsApp (31) 3819-3288.

O Parlamento Jovem

O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e câmaras municipais. As ações do PJ representam uma oportunidade para conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do assunto, além de integrarem um documento com propostas de leis e/ou políticas públicas a ser entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Conteúdo relacionado
Escola do Legislativo
Parlamento Jovem