Ponte Nova ganha monumento à democracia e marco histórico sobre a pandemia

por Mateus Pires publicado 20/12/2021 17h57, última modificação 20/12/2021 17h57
A obra de arte foi inaugurada na última quinta-feira (16), na Praça da Democracia
Ponte Nova ganha monumento à democracia e marco histórico sobre a pandemia

Os secretários, o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá, e o artista durante o descerramento da placa de inauguração | Imagem: Mateus Dias/Câmara de Ponte Nova

Valorizar a democracia e registrar o sofrimento do povo na pandemia são algumas das propostas do Monumento à Democracia. Inaugurada na última quinta-feira (16), a obra de arte é fruto de parceria entre os poderes Legislativo e Executivo e um presente para Ponte Nova.

Com dois metros de altura por um e oitenta de largura, a obra foi esculpida em argamassa pelo artista plástico e Mestre dos Saberes e Fazeres de Ponte Nova, Antônio Inácio Boneca. O monumento está instalado na Praça da Democracia, ao lado da Câmara, mas também está direcionado às sedes municipais dos poderes Executivo e Judiciário. A arte é visível para quem transita pela beira-rio.

A obra possui dois lados, cada um com uma proposta. Na parte virada para a Câmara, a ideia é que o monumento seja um instrumento de exaltação da defesa da democracia, além de representar a diversidade cultural do Brasil, a liberdade de expressão e defender a paz.

Na parte voltada para a beira-rio e o Centro Histórico, o artista expressou o sofrimento do povo e dos profissionais de saúde diante da pandemia do coronavírus. A intenção também é valorizar a importância da ciência em defesa da vida e ser um marco histórico sobre o momento pelo qual passa a humanidade.

O monumento ainda possui um observatório, que permite uma nova possibilidade de visualização do Centro Histórico de Ponte Nova.

 

 Os dois lados do monumento | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

Participaram da inauguração os vereadores e servidores da Câmara, além dos secretários municipais envolvidos: Bruno Oliveira do Carmo (Meio Ambiente), Luiz Henrique da Silva Borges (Obras) e Fernanda de Magalhães Ribeiro (Cultura).

Confira as imagens do evento:

     

Imagens: Mateus Dias/Câmara de Ponte Nova