Polo Vale do Piranga inicia planejamento para o Parlamento Jovem 2023
A Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova recebeu, nessa quinta-feira (9), representantes de Câmaras dos municípios que compõem o Polo Vale do Piranga do Parlamento Jovem (PJ). O objetivo do encontro foi dar início aos preparativos para a edição de 2023 do programa de educação política para os jovens.
Durante a reunião preparatória, que aconteceu no Espaço Multiuso José Silva, foram debatidas e planejadas as atividades que serão realizadas ao longo do ano em cada Câmara que integra o polo. Também foi estabelecido um calendário de ações conjuntas que serão executadas pelos jovens em encontros regionais.
Participaram da reunião os servidores da Escola do Legislativo de Ponte Nova, Ricardo de Melo e Jaime Santos, além do coordenador político, vereador Wagner Gomides (PV); os servidores Caroline Lacerda Diniz Vieira e Sônia Aparecida de Paula Caetano, além dos vereadores Vinícius de Castro Bragione e Márcio de Souza Felício, presidente da Câmara de Oratórios; e, pela Câmara de Urucânia, os servidores Fernanda Lolli de Almeida, Ivan Roberto de Araújo e Rosane Francelino Ferreira, além do e vice-presidente Gustavo Salgado de Magalhães.
Neste ano, o PJ tem como tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Coordenado pela Câmara de Ponte Nova, o Polo Vale do Piranga é composto também pelos municípios de Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia.
Ainda nessa quinta-feira (9), o presidente da Câmara de Ponte Nova, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), assinou, durante a Reunião Plenária, o Termo de Adesão do Legislativo pontenovense à nova edição do PJ. Esta será a sétima vez em que os jovens de Ponte Nova poderão participar do projeto.
Parlamento Jovem
O PJ é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.
O programa é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas.