Políticas públicas para a causa animal geram participação na Tribuna Livre
A representante do Grupo Anjos dos Pets, Ana Paula Monteiro Marinho Barroso, participou da Tribuna Livre da reunião plenária virtual dessa quinta-feira (6). Ela falou sobre as políticas públicas voltadas para a causa animal no município.
Logo no início, Ana Paula destacou que a causa animal também visa a saúde das pessoas. Ela explicou que a ideia da participação na reunião surgiu após a explanação da coordenadora de Redes da SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), Celeste Maria Natali, na Tribuna Livre da reunião plenária do dia 25 de fevereiro.
Ela ratificou a fala de Celeste ao afirmar que o canil do município, cujo os serviços são prestados por uma empresa terceirizada, não é um local para os animais ficarem abrigados para sempre. “Os animais não são para ficarem amontoados em abrigos e canis. [...] Não existem vagas para todos. Eles devem lá ser tratados, vacinados, castrados e devolvidos a rua, uma vez que o número é muito grande”.
Ana Paula lembrou que a mudança do formato de solicitação do serviço de recolhimento dos animais tem dificultado o trabalho. Antes, segundo ela, o contato era feito via WhatsApp, o que permitia o envio de fotos do animal e da rua onde ele se encontrava. Agora, é preciso ligar para o setor da SEMSA.
“Só que dessa forma me parece que dificultou um pouco para a gente, [...] porque nós entramos em contato por telefone, nesse contato não é gerado um número de protocolo, que deveria haver pelo serviço público. Nós não temos como encaminhar fotos dos animais para que sejam identificados, porque por característica de cor e tamanho é um pouco difícil. [...] Às vezes o animal sai muito rapidamente daquele local, uma vez que nós entramos em contato, o animal imediatamente ele já sai do lugar. [...] Aí o carro do abrigo chega e não tem animal”, justificou.
Ela solicitou a revisão do formato de comunicação com o abrigo e que o serviço seja ágil.
A representante também avaliou que o tratamento aos animais, em Ponte Nova, melhorou nos últimos anos, mas ressaltou que ainda há muito o que ser feito. “Tem muito a fazer ainda, não é o ideal, porém, nós estamos caminhando para uma melhora e gostaríamos que continuasse assim”, disse.
Após a fala da participante, os vereadores abordaram sobre o assunto, apresentaram propostas, tiraram dúvidas e parabenizaram a representante do grupo pela fala na Tribuna Livre.
O vídeo da participação da Ana Paula, representante do Grupo Anjos dos Pets, está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.