PN vai apoiar produtores rurais e pequenos negócios em comércio online

por Mateus Pires publicado 22/02/2022 18h22, última modificação 22/02/2022 18h22
O Programa de Marketplace Comunitário Social faz parte da Política de Desenvolvimento Econômico do município. Agora, uma proposta de lei em análise na Câmara pretende destinar recursos para execução do projeto
PN vai apoiar produtores rurais e pequenos negócios em comércio online

Imagem: por loginueve_ilustra no Pixabay

Produtores rurais, microempreendedores individuais, microempresas e pequenas empresas devem receber apoio da Prefeitura de Ponte Nova para o comércio de produtos na internet. A proposta faz parte do Programa de Marketplace Comunitário Social, já previsto na Política de Desenvolvimento Econômico do município desde 2021. Agora, o Projeto de Lei (PL) 3.890/2022 em análise na Câmara pretende destinar recursos para a execução do serviço.

Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (21), o PL foi encaminhado às comissões de Finanças, Legislação e Justiça (FLJ), Serviços Públicos Municipais (SPM) e Orçamento e Tomada de Contas (OTC). O texto será analisado pelos grupos, que irão emitir pareceres para posterior discussão e votação da matéria por todos os vereadores.

O projeto

O PL é de autoria da Prefeitura e tem origem na Lei Municipal Nº 4.483/2021, que trata do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ponte Nova. Um dos artigos da norma dispõe sobre o Programa de Marketplace Comunitário Social, que, agora, a proposta de lei pretende destinar recursos para a execução do projeto.

Segundo a exposição de motivos da proposta, com a disponibilização dos recursos será possível concretizar o objetivo do programa, que é a disseminação do comércio online para micro e pequenas empresas e produtores autônomos. A expectativa é que a execução do programa promova uma maior geração de renda e oportunidades de trabalho no município.

De acordo com o texto do PL, o objetivo do Programa de Marketplace Comunitário Social é promover a transformação digital dos empreendimentos, por meio de incentivos e estruturação do comércio online para pequenos negócios e produtores rurais. A ideia é que produtos e serviços produzidos em Ponte Nova ou provenientes de outros locais sejam expostos em uma página única, garantindo o acesso da população e incentivando as compras no comércio local, com ampla divulgação e aumento das vendas e da competitividade.

O projeto também permite ao Executivo realizar parcerias com instituições privadas destinadas ao desenvolvimento econômico. O texto destina R$ 50.400,00 para a realização do programa de Marketplace Comunitário Social.