Plenária Municipal do Parlamento Jovem elege propostas de melhorias no ensino

por Mateus Pires publicado 21/06/2024 18h10, última modificação 03/07/2024 17h57
Os integrantes do Projeto se reuniram, na última quarta-feira (19), no Plenário João Mayrink, e também escolheram a sugestão de tema para a próxima edição

A Plenária Municipal do Parlamento Jovem (PJ) 2024 de Ponte Nova definiu, nessa quarta-feira (19), as propostas sobre “Melhorias no ensino escolar” e a indicação do tema para a próxima edição do Projeto. Agora, as decisões do grupo serão encaminhadas para votação na etapa regional, prevista para acontecer em agosto, em Ponte Nova.

O último encontro dos integrantes do PJ na etapa municipal ocorreu no Plenário João Mayrink, na Câmara. A reunião dos membros do PJ se deu em dois momentos: Grupo de Trabalho (GT) Pré-Plenária e a Plenária Municipal.

Durante o GT Pré-Plenária, os participantes fizeram os últimos ajustes das propostas sobre o tema do PJ construídas no encontro anterior. Eles fizeram supressões, alterações e aglutinações para encaminhar as ideias para a votação à Plenária Municipal.

Plenária Municipal

Para a realização da Plenária Municipal, foram eleitos o coordenador-geral, que comandou a sessão, o vice-coordenador, que o auxiliou, e três relatores, responsáveis pela anotação das propostas e seus autores, além do controle de tempo de manifestação dos participantes.

Durante a Plenária Municipal, os integrantes debateram e elegeram as propostas que vão representar o grupo na Plenária Regional do Polo Vale do Piranga.

A primeira proposta eleita foi a indicação de tema para a próxima edição do PJ: “Educação sexual nas escolas”. O assunto vai entrar na disputa com as temáticas que vão ser levadas à Plenária Regional pelos outros municípios que integram o Polo: Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia. O tema definido nesta etapa vai representar a Região na Plenária Estadual, em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O mesmo vai acontecer com as seis propostas eleitas sobre “Melhorias no ensino escolar”, tema da edição deste ano do PJ. Os participantes escolheram duas sugestões de ações e/ou políticas públicas relacionadas a três subtemas:

Subtema 1: Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem

1 – Criação de programa estadual de monitoria estudantil direcionada a melhoria da infraestrutura escolar;
2 – Mais investimento, pelo Governo Estadual, de melhorias da infraestrutura escolar voltada para acessibilidade.

Subtema 2: Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais

1 – Promoção, pelo Governo Estadual, de cursos gratuitos de linguagem de sinais para os alunos e professores;
2 – Formações disponibilizadas pelo Governo Estadual para os professores das novas matérias (itinerárias) do novo Ensino Médio.

Subtema 3: Fortalecimento da gestão democrática

1 – Promoção, pelo Governo Estadual, de incentivo da formação de grêmios estudantis nas escolas, visando à criação de uma gestão mais democrática;
2 – Investimento, pelo Governo Estadual, em cursos periódicos de gestão democrática para a comunidade escolar.

PJ

Em 2024, 58 estudantes de nove instituições de ensino se inscreveram para o PJ, que é coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara. São alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Antônio Coelho, Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Senador Antônio Martins e Professor Raymundo Martiniano Ferreira (Polivalente), além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG-Campus Ponte Nova), da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa) e do Instituto Montessori.

Desde abril, os integrantes participaram de encontros semanais na Câmara e receberam capacitações e formações por meio de oficinas que embasaram os debates sobre a temática da edição.

O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, o Projeto está no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.