Plenária Final do Parlamento Jovem de Minas reúne estudantes na ALMG

por Imprensa — publicado 20/09/2019 17h50, última modificação 28/08/2020 16h38
Em 2019 o projeto teve a participação de 4.073 jovens debatendo a discriminação étnico-racial

Uma comitiva com 32 estudantes de Ponte Nova, integrantes do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, participou da Plenária Final do Parlamento Jovem de Minas 2019 (PJ Minas) no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A Presidente da Câmara, Aninha de Fizica (PSB), a Coordenadora Técnica da Escola do Legislativo e vereadora Fiota (Patriota), o Coordenador de Ensino Ricardo de Melo Costa Júnior e a Bibliotecária Maria Aparecida Lima acompanharam os estudantes de Ponte Nova. Os professores Marcelo Felício Martins Pinto, da Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, e Jéssica de Castro Gomes, da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, também fizeram parte da comitiva.

Das 16 propostas encaminhadas no documento final, uma delas saiu da Plenária Municipal em Ponte Nova: SUBTEMA 1 – DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS 1. Criação de cursos, promoção de palestras e oficinas extracurriculares sobre o tema educação financeira, promovidas por escolas, a fim de favorecer classes menos favorecidas.

O documento final do PJ Minas 2019 foi entregue ao membro efetivo da Comissão de Participação Popular da Assembleia, o deputado André Quintão (PT). As 16 propostas poderão ensejar desdobramentos e serem transformadas, por exemplo, em projetos de lei ou pedidos de providências ao Poder Público.

A etapa estadual do PJ Minas teve início dia 18/09. Com o aprendizado e o repertório construído coletivamente ao longo das fases municipal e regional, os jovens, na etapa estadual analisaram as 85 propostas de enfrentamento ao preconceito, elegeram as prioritárias e escolheram o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” para a edição 2020 do PJ Minas.

Na abertura da Plenária, o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), destacou a importância de se refletir sobre temas como a discriminação étnico-racial. Para ele, o PJ Minas é um exemplo da abertura da Assembleia para a participação popular e prova que uma das funções do legislativo é educar para a cidadania.

PJ MINAS 2019

Cinco escolas de Ponte Nova participam do PJ Minas 2019: IFMG – Ponte Nova, Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, Escola Estadual Caetano Marinho e Escola Estadual Senador Antônio Martins.

Em sua 16ª edição, o PJ Minas é projeto de formação política da ALMG, criado em 2004. Neste ano, 95 câmaras municipais participaram do projeto divididas em polos regionais. O tema trabalhado pelos estudantes foi discriminação étnico-racial, escolhido pelos participantes no ano passado.

Desde abril, os jovens participaram de diversas reuniões em seus municípios e nas sedes regionais para elaborar propostas de lei e debater a questão. E, depois de um intenso processo de discussão, priorizaram 12 sugestões que, depois de aprovadas, vão compor o documento final do PJ Minas 2019, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia.