Pesquisa com 37 câmaras de MG vai balizar planejamento da Câmara de PN
Câmaras de 37 municípios de Minas Gerais foram convidadas a participarem de uma pesquisa desenvolvida pela Câmara de Ponte Nova. Um formulário para levantamento de informações sobre as Casas Legislativas foi enviado na última semana às instituições dos municípios que têm entre 40 e 80 mil habitantes.
A pesquisa faz parte de um planejamento estratégico da Câmara pontenovense com vistas a definir as ações prioritárias de investimentos, modernização, estrutura e aperfeiçoamento do processo legislativo e de gestão administrativa para os próximos anos. A iniciativa também reforça a vocação de referência do Poder Legislativo de Ponte Nova no cenário estadual.
De acordo com o presidente da Câmara de Ponte Nova, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), a pesquisa é um meio bem sucedido de levantar informações importantes sobre a organização do Poder Legislativo nos municípios mineiros de porte semelhante ao de Ponte Nova.
“Entendendo que o intercâmbio de informações com outras Casas Legislativas é uma forma eficiente de buscarmos melhores caminhos e de conhecermos práticas exitosas que contribuam para o nosso aperfeiçoamento, elaboramos uma pesquisa para levantamento de informações em câmaras mineiras de municípios com população entre 40 e 80 mil habitantes”, explica o presidente no ofício enviado às instituições.
A pesquisa
O formulário enviado para as Câmaras solicita dados sobre a estrutura, orçamento, organização, recursos humanos, serviços ofertados e composição do Poder Legislativo Municipal, além de informações sobre o município.
Após o recebimento das respostas, a Câmara de Ponte Nova fará o tratamento dos dados e, posteriormente, tornará público as informações compiladas para acesso de qualquer interessado.
Câmaras
Pela metodologia utilizada pela pesquisa, que foca em municípios que possuem entre 40 a 80 mil habitantes, foram convidadas a participarem as Câmaras de Alfenas, Bocaiúva, Bom Despacho, Caeté, Campo Belo, Cataguases, Congonhas, Curvelo, Diamantina, Esmeraldas, Formiga, Frutal, Guaxupé, Itabirito, Janaúba, Januária, João Monlevade, João Pinheiro, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Monte Carmelo, Nanuque, Nova Serrana, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Pirapora, Santos Dumont, São Francisco, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas, Unaí e Viçosa.