Participantes do Parlamento Jovem 2018 recebem certificados

por Imprensa — publicado 12/12/2018 14h10, última modificação 18/09/2020 14h17
Durante o ano, estudantes de Ponte Nova e de mais 80 municípios mineiros discutiram propostas e ações sobre o tema “Violência contra Mulher”

No dia 10 de dezembro, a Escola do Legislativo Vereador José Mauro Raimundi entregou os certificados aos estudantes do Parlamento Jovem 2018. A cerimônia aconteceu no Plenário João Mayrink com a presença dos alunos, familiares, vereadores, professores e diretores das Escolas Estaduais Professor Antônio Gonçalves Lanna e Caetano Marinho e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Ponte Nova. A Faculdade Dinâmica é parceira no projeto.

Em 2018, 24 alunos dessas instituições participaram de oficinas, palestras, cursos e reuniões plenárias nas cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte para discutirem o tema “Violência contra a Mulher”. Reconhecendo o empenho dos jovens, os coordenadores da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) enviaram vídeo parabenizando-os pela participação no projeto e o resultado dos trabalhos.
 O coordenador Geral da Escola do Legislativo e presidente da Câmara de Ponte Nova, Leo Moreira (PHS) e os coordenadores técnico e de ensino da Escola do Legislativo, vereador Hermano (PT), e Jaime Santos, respectivamente, destacaram a importância do jovem na política, a participação das escolas e o aprendizado para a vida. Jaime fez uma breve apresentação do que foi o Parlamento Jovem 2018 e falou das expectativas para o próximo ano.
A oradora da turma, Lavynia Moreira, estudante do IFMG, ressaltou a parceria, o diálogo e o comprometimento dos alunos e da Escola do Legislativo Vereador José Mauro na discussão do tema proposto e a contribuição para a busca de soluções. Também parabenizou o coordenador de ensino, Jaime Santos, pela postura e as orientações repassadas aos estudantes.
Em seguida, a diretora do Estadual Elisabeth Avelar Nunes, a diretora de ensino do IFMG Débora Martins Artiaga e a diretora da Escola Caetano Marinho Zeli Aparecida de Castro Moreira fizeram a entrega dos certificados. A professora Jéssica de Castro Gomes (Estadual), o diretor geral do IFMG Leonardo Barbosa e Wagner Gomides (também representando a Escola Estadual Caetano Marinho) estiveram presentes na cerimônia, assim como o vice-presidente eleito para o biênio 2019/20 da Câmara de Urucânia, Gerson Ramos, que falou sobre a adesão do município ao Parlamento Jovem 2019.
Projetos
Estudantes do ensino médio de Ponte Nova e de mais 80 municípios mineiros, inseridos nos 16 polos regionais, participaram, de 19 a 21 de setembro, da etapa final do Parlamento Jovem, na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Do total de estudantes, 120 discutiram propostas em grupos de trabalho (GT) a fim de priorizar as que seriam votadas e aprovadas na plenária estadual, ocorrida no dia 22 de setembro. Cada grupo trabalhou um subtema: “Violência Doméstica e Familiar” (GT1), “Violência nos espaços institucionais de poder” (GT2) e “Violência e assédio sexual” (GT3).
Das 12 propostas priorizadas, seis foram aprovadas para a Plenária final, havendo ainda a inclusão de outras seis novas sugestões. As propostas, que compõem o documento final do encontro, foram entregues à gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, para encaminhamento à Comissão de Participação Popular. Ponte Nova esteve representada pelos alunos Jhosephe Shewdom de Almeida e Lavynia Moreira, ambos do IFMG.
Em 2018, a Câmara de Juiz de Fora foi a responsável por coordenar o Polo Zona da Mata II e Caparaó, na qual estiveram presentes as cidades de Ponte Nova, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Tombos, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Parlamento 2019
As Câmaras Municipais que integrarão a 16ª edição do Parlamento Jovem 2019 participaram, entre os dias 5 e 7 de dezembro, do curso “Formação de Coordenadores Municipais”, na Escola do Legislativo da ALMG. No próximo ano, o tema a ser trabalhado é “Discriminação Étnico-Racial” escolhido, em setembro, durante a etapa final do Parlamento Jovem.
Além da participação obrigatória de, pelo menos, um representante da cada Câmara interessada, a data foi limite para entrega do Termo de Adesão ao projeto assinado pelo presidente da Casa Legislativa. Em Ponte Nova, os vereadores deliberaram em plenário a participação no projeto em 2019, mesmo com a troca da Mesa Diretora.
Durante o curso, foi feito um balanço da edição 2018, discutidos e aprovados o regulamento e o calendário 2019, os documentos que estabelecem os procedimentos e competências das Câmaras e da ALMG e as datas que devem ser seguidas, em todo o Estado, pelas Câmaras que fizeram adesão ao projeto.
Na edição 2019, o Polo Zona da Mata II – Caparaó será composto pelas cidades de Ponte Nova, Tombos, Urucânia, Piranga, Piedade de Ponte Nova, Ubá, Visconde do Rio Branco, Paula Cândido e Viçosa, que coordenará as atividades do Polo. No dia 15 de janeiro, em Viçosa, haverá com todas as cidades do polo para discussão do calendário de atividades regionais do projeto.