Parlamento Jovem terá live de lançamento na próxima terça-feira (13)

por Imprensa — publicado 09/04/2021 15h45, última modificação 10/04/2021 00h42
Cerca de 40 alunos de sete escolas que aderiram ao programa devem participar

A Câmara de Ponte Nova programou para a próxima terça-feira (13), às 18h30, a realização de uma live para marcar o lançamento do PJ (Parlamento Jovem) 2021. O evento virtual será transmitido pelas redes sociais da Câmara (Facebook e YouTube) e promoverá uma mesa-redonda com abordagem da temática do PJ: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os debatedores convidados são o doutor em Microbiologia e diretor do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais), Leonardo Paiva Barbosa, o professor de Geografia e doutorando, Jaime Augusto Alves dos Santos, e o vereador Wagner Gomides, Mestre em Educação e coordenador técnico da Escola do Legislativo. A mediação será feita pelo coordenador de ensino da Escola do Legislativo, o servidor Ricardo de Melo.

Na programação da live estão previstos debates sobre mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; recursos hídricos e saneamento básico; e educação ambiental, cidadania e participação política.

Cerca de 40 estudantes vão participar do PJ neste ano. Eles são alunos das sete escolas de Ponte Nova que aderiram ao programa: escolas estaduais Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, Senador Antônio Martins, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto Montessori e IFMG – Campus Ponte Nova.

Depois do evento de lançamento em Ponte Nova, os próximos passos do Parlamento Jovem 2021 incluem a realização de oficinas, palestras e debates.

Este é o quinto ano consecutivo em que a Câmara de Ponte Nova adere ao projeto, que em 2021 completa 18 anos.

Parlamento Jovem

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas.