Parlamento Jovem promove encontro virtual do Polo Caparaó

por Imprensa — publicado 01/06/2020 18h25, última modificação 13/10/2020 15h19
No Dia Mundial do Meio Ambiente, estudantes de 11 municípios da região terão uma palestra por videoconferência do professor aposentado da UFV Luiz Eduardo Fontes

O primeiro encontro do Polo Caparaó do Parlamento Jovem (PJ) vai acontecer nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, às 16 horas. A reunião, por videoconferência, terá a palestra do professor aposentado da UFV (Universidade Federal de Viçosa) Luiz Eduardo Fontes. Estudantes de 11 municípios vão participar. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.

“A intenção é que os alunos participem por meio de perguntas, percebam a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente (que aqui em Ponte Nova também celebramos o Dia do Rio Piranga), interajam entre eles e que tenham contato com conhecimentos que os auxiliarão nas etapas seguintes do PJ”, explica o coordenador da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, Ricardo de Melo.

A reunião será dirigida pelos coordenadores do PJ das 11 cidades participantes (Ponte Nova, Viçosa, Ubá, Mariana, Visconde do Rio Branco, Piedade de Ponte Nova, São Francisco do Glória, Ervália, Piranga, Paula Cândido e Urucânia). Vereadores que participam do PJ também foram convidados a participar. Os estudantes que tiverem condições vão participar por meio do aplicativo ZOOM ou pelas redes sociais da Câmara. Qualquer cidadão também poderá interagir e enviar perguntas ao professor por meio das redes sociais da Câmara.

O palestrante

Luiz Eduardo Fontes é Professor Titular aposentado da UFV. Possui Doutorado e Mestrado em Solos (UFV) e Graduação em Agronomia (UFV). Foi Pró-Reitor de Administração e Chefe do Departamento de Solos da UFV.  Trabalha com Assessoria Técnica Independente a atingidos por barragens nas bacias dos rios Doce e Paraopeba, relacionadas aos rompimentos das barragens da Samarco e da Vale. Coordenou projetos no setor público, privado e ONGs (Organizações Não Governamentais). Entre os anos de 2008 a 2011 foi membro do COPAM-MG (Conselho Estadual de Política Ambiental), Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata/MG. Publicou dezenas de artigos, cartilhas e livros sobre Solos e Educação Ambiental.

Reuniões virtuais

Em tempos de pandemia, as atividades do PJ também passaram a ser realizadas pela internet. Desde abril os coordenadores municipais do Polo Caparaó têm se reunido quinzenalmente para tratar sobre as intervenções virtuais que têm sido realizadas em cada município.

No último mês, substituindo a visita técnica que deveria ocorrer nesse período, a coordenação Estadual do PJ também fez uma videoconferência com os coordenadores do Polo Caparaó. Foram discutidos com a gerente Geral da Escola do Legislativo da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Ruth Schmitz de Castro, e o coordenador estadual do PJ, Ricardo Moreira, os andamentos das atividades, as dificuldades e as perspectivas.

No dia 27 de maio, por iniciativa da ALMG, tiveram início as reuniões virtuais para o fortalecimento da rede de escolas do Legislativo de Minas Gerais. Essas reuniões ocorrerão a cada 15 dias.

Parlamento Jovem

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema. Em 2020 o tema é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

O programa é promovido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas. Em 2020 chega a 17º edição com a participação de 114 câmaras.

As atividades são desenvolvidas em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Todas essas etapas ficam registradas na página do PJ Minas no Portal da Assembleia Legislativa, nas redes sociais do PJ Minas e da Câmara de Ponte Nova (FacebookInstagram e YouTube). No site da Câmara também está disponível o calendário das atividades.