Parlamento Jovem leva integrantes para ALMG e enriquece educação política
Foram aproximadamente 360 quilômetros viajados e cerca de 13 horas empenhadas para a realização da última atividade da edição deste ano do Parlamento Jovem (PJ) de Ponte Nova antes do encerramento oficial. Nessa quinta-feira (5), participantes do Programa foram a Belo Horizonte conhecer a sede do Legislativo Mineiro: a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Acompanhados de quatro servidores da Câmara, os 12 jovens que se inscreveram para a viagem foram recebidos por um servidor da Escola do Legislativo (EL) da ALMG, que apresentou e explicou sobre o funcionamento da Instituição.
Os participantes iniciaram o passeio pelo Legislativo Mineiro com reflexões sobre arte, cultura e meio ambiente ao conhecerem a árvore de Natal da ALMG, que foi construída com materiais reaproveitados e decorada com elementos que remetem à mineiridade.
O tema também foi explorado ao conhecerem a Galeria de Artes da ALMG, onde obras e conteúdos que relatam os impactos da crise climática estão expostos. Os jovens interagiram com os elementos da atração e ampliaram a compreensão sobre os impactos ambientais no Estado.
Como não poderia ser diferente, o Poder Legislativo teve destaque. No Plenário da ALMG, os visitantes conheceram o espaço onde são realizadas as reuniões com os 77 deputados estaduais. Eles puderam observar a estrutura e entender como ocorrem as votações e a organização dos trabalhos legislativos.
Em um dos Plenarinhos da ALMG, os jovens participaram de uma sessão da Comissão de Cultura – registrada a presença, inclusive, pelo presidente da Comissão – e acompanharam a discussão a respeito da implantação da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
No Memorial do Legislativo Mineiro, última etapa da visita, os participantes conheceram a história e a trajetória da ALMG e da política mineira. Por meio de uma experiência lúdica e interativa sobre democracia, consciência política, representação e participação popular, eles tiveram a oportunidade de fortalecer a formação política.
A integrante do PJ Paula Estéfany de Almeida dos Santos destaca que a viagem foi importante para ampliar sua visão sobre a política. “Complementou tudo aquilo que vimos durante o ano. [...] E, presencialmente, a gente consegue ter muito mais noção do mundo político. [...] Abriu os nossos olhos para a gente poder, como jovens que pretendem futuramente participar desse mundo político, cobrar dos deputados e dos responsáveis pela nossa voz”, disse.
A coordenadora-geral da EL da Câmara de Ponte Nova, Mariana Moreira dos Santos, lembrou que a visita foi muito aguardada pelos estudantes do PJ e destacou a importância da ocasião. “Foi uma experiência enriquecedora que aproximou os jovens da política e reforçou a importância do engajamento cidadão para a construção de uma sociedade mais democrática”, avaliou.
Encerramento
Com a finalização das atividades do PJ neste ano, a cerimônia de encerramento da edição vai acontecer na Reunião Plenária da próxima segunda-feira (9), no Plenário João Mayrink. Na ocasião, os integrantes vão receber os certificados de participação.
PJ
Em 2024, 58 estudantes de nove instituições de ensino de Ponte Nova se inscreveram para o PJ, que é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, está no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.