Parlamento Jovem é encerrado, e participantes destacam importância do Projeto

por Mateus Pires publicado 10/12/2024 18h15, última modificação 17/12/2024 14h42
A edição de 2024 foi concluída na noite dessa segunda-feira, durante Reunião Plenária, e os integrantes do Projeto receberam certificados de participação
Parlamento Jovem é encerrado, e participantes destacam importância do Projeto

Participantes do PJ e vereadores durante o encerramento do Projeto em 09/12/2024

Com depoimentos que ressaltaram a importância e o poder transformador do Parlamento Jovem (PJ), a edição de 2024 do Projeto foi encerrada, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (9). Na ocasião, os participantes receberam dos vereadores os certificados de participação nas ações desenvolvidas ao longo do ano e coordenadas pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara (veja as fotos).

Durante a solenidade de encerramento, o presidente da Câmara, Dr. Wellerson Mayrink (PRD), agradeceu às instituições de ensino que aderiram ao Projeto, bem como aos professores e aos demais colaboradores das escolas, além das famílias dos jovens. Ele também falou a respeito do potencial do PJ.

“Um projeto que reafirma o compromisso desta Casa Legislativa com a formação política e cidadã de novos jovens. O Parlamento Jovem é muito mais do que um espaço de debate e aprendizado. É uma oportunidade para que os nossos estudantes descubram o poder transformador de suas vozes e ideias, compreendam a importância da política como ferramenta de mudança e participem ativamente da construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática”, disse Dr. Wellerson.

O coordenador político da EL, vereador Wagner Gomides (PV), abordou sobre o papel de destaque da juventude na sociedade. “Vocês são a peça fundamental desse jogo. Sem vocês o Parlamento jamais existiria. Somos pouco ainda, mas pouco que fazem uma grande diferença. [...] O Parlamento é muito mais do que um Projeto, é uma ferramenta importante de formação política e cidadã que prepara vocês, jovens, para exercerem um papel ativo na nossa sociedade. [...] Quero parabenizar cada um de vocês pela dedicação e pela coragem de se engajar neste Projeto”.

Representando os diretores das instituições de ensino que aderiram ao PJ, o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ponte Nova, Luciano Vilas Boas Espiridião, ressaltou que o Projeto proporciona uma visão reformulada da política aos jovens. “O Parlamento Jovem é [...] uma escola de cidadania, [...] é um espaço onde o jovem descobre a sua voz, compreende o seu papel na sociedade e se prepara para exercer a sua liderança no futuro. Em tempos em que a política é frequentemente vista com ceticismo, iniciativas como esta nos recordam que ela também é um caminho de esperança, diálogo e construção coletiva”.

Depoimentos dos participantes

Participantes do PJ também se manifestaram na cerimônia de encerramento. Além de citar as propostas elaboradas durante a Plenária Municipal, o estudante Theodore Finch falou sobre o processo de criação delas, que tiveram como tema “Melhorias no ensino escolar”, assunto da edição deste ano do Projeto.

“Nosso trabalho ao longo do ano foi marcado por muitas reflexões e troca de ideias. [...] As propostas [...] foram elaboradas pelos participantes com base na realidade em que vivemos em nosso dia a dia escolar e também nas observações que fizemos sobre o contexto social da nossa Cidade. [...] Acreditamos que todas as ideias apresentadas são importantes e carregam um potencial de contribuir significativamente para a melhoria do ensino escolar no nosso Município”.

A estudante Lívya Gonçalves Pereira comentou sobre a participação na Plenária Estadual do PJ, que aconteceu em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “Foi uma experiência única. Foram dias de muitas emoções e muitas memórias. [...] Tive a oportunidade de ouvir diversas opiniões, opiniões de pessoas diferentes, cidades diferentes, jeitos diferentes e tive a oportunidade também de ser ouvida. [...] Foi muito bom ver muitos jovens diferentes lutando com a voz pelos nossos direitos e pelas melhorias no ensino escolar. [...] Sou imensamente grata pela oportunidade de ter contribuído para este projeto tão inspirador”.

O estudante João Victor Condé complementou ao citar que o PJ o proporcionou novas experiências. “O PJ me ofereceu bastante coisa aqui em Ponte Nova. Ele me ofereceu discussões produtivas, amizades, brincadeiras e um lanche. Mas, acho que uma coisa que ele me ofereceu de mais gratificante foi a oportunidade de ter me dado voz. [...] Essa oportunidade de conseguir ser escutado. [...] Os debates foram simplesmente únicos, as pessoas são simplesmente únicas. [...] O tanto que ajuda no seu modo de pensar, no seu senso crítico, no seu modo de fazer política”.

O PJ

Em 2024, 58 estudantes de nove instituições de ensino de Ponte Nova se inscreveram para o PJ, que é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais.

Desde abril, os jovens participaram de oficinas e encontros na Câmara, sob supervisão da EL, para promoção de debates, troca de ideias e desenvolvimento de propostas ligadas ao tema desta edição.

Ponte Nova é o município coordenador do Polo Vale do Piranga, composto também por Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia. Por isso, a Câmara foi a sede da Plenária Regional, realizada em agosto.

Ao longo do ano, o PJ também contou com atividades em Viçosa, na Universidade Federal, e na ALMG, em Belo Horizonte, por duas vezes: Plenária Estadual e visita à Assembleia.

Durante o encerramento da edição, Wagner Gomides ressaltou sobre o trabalho desenvolvido pela EL para a realização do PJ e destacou a dedicação da coordenadora-geral da EL, Mariana Moreira dos Santos.

O vídeo da Reunião Plenária dessa segunda-feira (9) está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Fotos