Parlamento Jovem 2019 é lançado oficialmente em Ponte Nova

por Imprensa — publicado 15/03/2019 14h55, última modificação 24/09/2020 17h18
Prof. Dr. José Costa Junior do IFMG apresentou dados sobre a discriminação étnico-racial, que é o tema do projeto para este ano

Atendendo convite da Escola do Legislativo Vereador José Mauro Raimundi, o professor Dr. José Costa Junior do IFMG/Campus Avançado Ponte Nova participou da Tribuna Livre, no dia 14 de março, para o lançamento do Projeto Parlamento Jovem de Minas que, em 2019, traz o tema “Discriminação Étnico-Racial”.

Professores, diretores, alunos e demais presentes acompanharam a apresentação que salientou dados envolvendo as questões étnico-raciais. “Há um tipo de racismo invisível neste país. A gente chama em Ciências Sociais de racismo estrutural”, explicou o professor do IFMG, chamando a atenção para a formação brasileira que, por mais de três séculos, estruturou-se social, político e economicamente com base na segregação.
Os vereadores deram boas-vindas aos alunos participantes, ressaltaram a importância do jovem na política e manifestaram-se sobre o tema e as ações que devem ser desenvolvidas com as famílias, escolas e demais setores da sociedade.
O Parlamento Jovem 2019 conta com 50 alunos do IFMG e das Escolas Estaduais Professor Antônio Gonçalves Lanna, Senador Antônio Martins, Caetano Marinho e Prof. Raymundo Martiniano Ferreira. A Faculdade Dinâmica é parceira no projeto. A primeira oficina prática será na terça-feira (19), às 14h.
Ponte Nova está incluída no Polo Zona da Mata II e Caparaó com as cidades de Viçosa (polo), Urucânia, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Ubá, Tombos, Piranga e Visconde do Rio Branco.
PJ 2019
No dia 12 de março, aconteceu a mobilização dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Caetano Marinho, com o apoio do professor Felipe Pascini. Na mesma data, ocorreu uma reunião, com apresentação detalhada sobre cada etapa do projeto, com os alunos selecionados; a coordenadora técnica da Escola do Legislativo, vereadora Fiota; o coordenador de ensino, professor Jaime Santos, e os professores Felipe Pascini e Márion Cezar (E.E. Senador Antônio Martins).
Já no dia 14, aconteceu na Câmara de Viçosa, a reunião de planejamento das atividades do I Encontro Regional. O mesmo será realizado no dia 29 de março, às 14h, em Viçosa.