Palavra Livre: assuntos abordados pelos vereadores nessa segunda (9)

por Imprensa — publicado 10/11/2020 17h40, última modificação 10/11/2020 17h40
Confira o resumo com os destaques de cada parlamentar

Oito vereadores participaram da Palavra Livre da reunião extraordinária dessa segunda-feira (9). Confira a seguir um resumo dos assuntos abordados pelos parlamentares.

Hermano (PT)

Disse que discordou da decisão do Ministério Público sobre o arquivamento da denúncia contra o prefeito e candidato a reeleição; lamentou a não abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara para apurar a denúncia; questionou sobre os motivos que levaram a prefeitura a entregar os materiais de construção aos beneficiários durante o período eleitoral; contou que ficou surpreso com a suspensão de debates entre os candidatos ao Executivo; lamentou o avanço da covid-19 no município.

Fiota (PSDB)

Pediu que a Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realize a poda de árvores na Vila Alvarenga; comentou sobre a situação de Ponte Nova na pandemia, que está avançando; destacou a necessidade de seguir as regras de prevenção à covid-19.

Sérgio Ferrugem (Republicanos)

Comentou o PLL (Projeto de Lei do Legislativo) 27/2020, que Institui o programa “Horta em Comunidade”, de autoria do parlamentar; destacou que o programa poderá ser executado em terrenos públicos e particulares; falou sobre os benefícios que a matéria pode trazer, quando estiver em vigor, como melhorias na saúde e educação ambiental.

André Pessata (Podemos)

Falou sobre respostas de Indicações: sobre a realização do programa Rua de Lazer nas comunidades rurais, o Executivo informou que será feito assim que superada a pandemia; sobre as cascalheiras do município, a prefeitura disse que um acordo que estava em desenvolvimento foi interrompido por um proprietário no município. Segundo a prefeitura, foram gastos mais de R$ 1,1 milhão nos últimos anos com a finalidade de aplicar cascalhos nas estradas; pediu que a Prefeitura regularize cascalheiras em Ponte Nova.

Machadinho (Avante)

Defendeu a decisão do Ministério Público em arquivar a denúncia contra o prefeito e candidato a reeleição; pediu atenção dos secretários municipais em relação às demandas da população, como quebra-molas na Rua Idamo Iacomini, abertura de bueiros na Rua Primeiro de Maio e construção de calçada na Rua Cantídio Drumond; falou sobre a posse da nova diretoria da Associação dos Contadores do Vale do Piranga.

Montanha (MDB)

Destacou a Indicação Protocolada 686/2020, que solicita ao Executivo informações sobre trabalhos desenvolvidos pelo DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) e estrutura do departamento; falou sobre a conduta dos motoristas e a necessidade do órgão municipal fiscalizar o trânsito; defendeu que o trânsito seja modificado em algumas ruas.

Pracatá (MDB)

Cobrou, mais uma vez, melhorias na sinalização de ruas em Ponte Nova, principalmente nos bairros, como no Residencial Fortaleza e Triângulo, além do distrito do Vau Açu; pediu a colocação de cascalho e patrolamento na estrada da comunidade do Cunha.

Aninha de Fizica (PSB)

Agradeceu ao Poder Executivo a instalação de um ponto de ônibus na região da Rodoviária Antiga e as melhorias na quadra do Pacheco e no distrito do Vau Açu, além da escola do bairro Progresso.

O vídeo na íntegra da reunião dessa segunda-feira está disponível no YouTube e site da Câmara de Ponte Nova.