Palavra Livre: assuntos abordados pelos vereadores nessa segunda (5)

por Imprensa — publicado 06/10/2020 15h45, última modificação 15/10/2020 14h09
Confira o resumo com os destaques de cada parlamentar

Oito vereadores participaram da Palavra Livre da reunião extraordinária dessa segunda-feira (5). Confira a seguir um resumo dos assuntos abordados pelos parlamentares.

Machadinho (Avante)

Compartilhou a resposta sobre a Indicação Protocolada 604/2020, que pediu ao DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) informações sobre a recomposição do calçamento danificado após obras na Rua Luiz Martins Soares. A responsabilidade, de acordo com o ofício, é da empreiteira que realizou os serviços no local; pediu atenção dos secretários municipais em relação ao bairro Primeiro de Maio.

Montanha (MDB)

Falou da reclamação de comerciantes da região do Novo Centro sobre bueiros que estão exalando mau cheiro; comentou a resposta da Indicação Protocolada 611/2020, que solicitou ao DMAES dados sobre a existência de parcerias entre a autarquia e entidades de assistência social; agradeceu aos colegas parlamentares a aprovação do PLL (Projeto de Lei do Legislativo) 22/2020, de  autoria do vereador e que institui a Semana Municipal do Ciclismo; alertou para a necessidade da população manter os cuidados para evitar a propagação do coronavírus (covid-19).

Hermano (PT)

Destacou a importância do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) Campus Ponte Nova; contou que a CCDH (Comissão de Cidadania e Direitos Humanos) da Câmara fez uma reunião com o diretor do CPPN (Complexo Penitenciário de Ponte Nova) para tratar sobre as constantes reclamações e denúncias de familiares dos custodiados sobre a instituição; informou que outra reunião ocorreria nesta terça-feira (6) com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública, as comissões Federal e Estadual de Direitos Humanos, além da Pastoral Carcerária e da Arquidiocese de Mariana.

André Pessata (Podemos)

Pediu providências ao Poder Executivo quanto à casa abandonada na Rua Alameda das Orquídeas, esquina com Rua Azaleia, bairro Chácara das Flores; solicitou calçamento rural no primeiro morro na saída do Vau-Açu sentido Gentio; cobrou serviço de capina, limpeza e poda de árvore e instalação de container na rua sargaço, bairro Rasa.

Zé Osório (PSB)

Reiterou pedido para instalação de placas para proibição de carros pesados transitarem pela rua Guanabara, bairro Pacheco; solicitou ao Poder Executivo a retirada de um poste na Rua Cláudio Manoel da Costa, bairro Esplanada; informou que um funcionário do DMAES responsável por conduzir uma obra na localidade de Santa Helena sofreu um acidente e, por isso, o serviço foi adiado;  pediu o recapeamento de ruas do bairro Esplanada.

Fiota (PSDB)

Solicitou ao Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) a colocação de um quebra-molas na Rua São Lourenço, próximo ao número 735.

Pracatá (MDB)

Pediu a instalação de um redutor de velocidade na Avenida João Evangelista de Almeida; requereu a recomposição do barranco que está com risco de desabar e trazer interdição na Rua Maria Cristina Linhares, bairro Antar Ville.

Aninha de Fizica (PSB)

Reiterou o pedido de instalação de placas para proibição de carros pesados transitarem pela rua Guanabara, bairro Pacheco; pediu melhorias na sinalização e na estrutura de diversas vias, como na Rua Maria Pacheco e Murilo de Oliveira Leite; cobrou o término da manutenção das vias da localidade do Vale Suíço; destacou a preferência que os idosos terão no dia da eleição; falou sobre o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado no dia 4 de outubro, e parabenizou os profissionais da área.

O vídeo na íntegra da reunião dessa segunda-feira está disponível no YouTube e site da Câmara de Ponte Nova.