Ouvidoria: irregularidades com servidores são mais da metade das denúncias

por Mateus Pires publicado 07/07/2023 18h25, última modificação 07/07/2023 18h42
No primeiro semestre de 2023, a Ouvidoria da Câmara recebeu dezenas de manifestações, sendo 53% relacionadas a possíveis irregularidades de servidores públicos do município

A Ouvidoria da Câmara de Ponte Nova recebeu, no primeiro semestre de 2023, 67 registros no canal oficial, que funciona no site do Poder Legislativo Municipal. No mesmo período, o serviço ainda obteve manifestações de cidadãos por meio de eventos em praça pública e de formulário eletrônico sobre as obras realizadas pelo Poder Executivo.

De acordo com levantamento realizado pela Divisão Administrativa da Câmara, de janeiro a junho o canal oficial da Ouvidoria, o site Fala.br, registrou manifestações que em sua maioria estão relacionadas a denúncias de possíveis irregularidades relacionadas a servidores públicos do Poder Executivo Municipal, como desvio de função. Do total de 67 manifestações, 36 foram sobre o assunto, ou seja, 53%.

Confira no gráfico a seguir a distribuição temática das manifestações protocoladas no site Fala.br:

Além do canal oficial disponível no site da Câmara, no primeiro semestre, o serviço de Ouvidoria também foi ofertado em dois eventos em praça pública: Dia da Cidadania e Cidadania em Movimento. Neste último, foram 40 manifestações, cujos temas abordados foram infraestrutura do município, transporte público, cultura, saúde, assistência social, iluminação pública e fiscalização.

Comissão Especial de Obras Públicas

Neste primeiro semestre, o serviço de Ouvidoria ainda ganhou um formulário exclusivo para que a população se manifeste sobre as obras públicas no município. Atendendo à solicitação da Comissão Especial de Obras Públicas, o site da Câmara possui um formulário para que interessados apresentem críticas, dúvidas, reclamações, denúncias e sugestões sobre o assunto.

Desde que o serviço foi colocado no ar, até o momento foram contabilizadas 14 manifestações. São denúncias, possíveis irregularidades, reclamações e pedidos de melhorias apresentados pela população à comissão, que apura e investiga os fatos.

Tratamento

A partir do momento em que as manifestações são protocoladas, cada uma segue para as comissões da Câmara, de acordo com as temáticas abordadas. Seja de forma anônima ou com identificação do autor, as mensagens são apuradas pelos vereadores, por meio de ofícios, requerimentos e diligências.

A Ouvidoria funciona como um elo que conecta a comunidade e a Câmara, aumentando a interatividade e a transparência e promovendo o diálogo e o exercício da cidadania e da democracia.