Outubro consolida destaque regional da Câmara com II Encontro de Vereadores
O mês de outubro na Câmara foi marcado por importantes eventos e atividades. O II Encontro de Vereadores do Vale do Piranga reuniu representantes de 35 municípios e contou com a participação de renomados palestrantes. A Câmara também entregou homenagens de Moções Especiais e de Cidadania Honorária. A participação popular de jovens foi destaque dos programas Câmara Mirim e Parlamento Jovem (PJ), realizados pela Escola do Legislativo (EL) de Ponte Nova. Além disso, ações de trânsito foram debatidas na Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ).
Renomados palestrantes enriqueceram o II Encontro de Vereadores do Vale do Piranga. O Mestre em Direito Constitucional, Edgard Amorim, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ministrou sobre a temática “O vereador e as políticas públicas municipais”.
O Promotor de Justiça, Edson de Resende Castro, Coordenador Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Membro Auxiliar da Procuradoria-Geral Eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Professor de Direito Eleitoral em cursos de formação e aperfeiçoamento de Magistrados e Membros do Ministério Público, proferiu sobre o tema “As mais recentes mudanças na legislação eleitoral”.
O Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo Andrade, ministrou a palestra sobre “A atuação cooperativa do Poder Legislativo Municipal com o Tribunal de Contas para o efetivo exercício do controle externo”.
Os vereadores da Câmara de Ponte Nova entregaram, no dia 27, os diplomas de Cidadania Honorária aos seus 13 homenageados, durante Sessão Solene. Compuseram a Mesa Diretora o deputado estadual Adriano Alvarenga, o prefeito Wagner Mol Guimarães, a juíza Dayse Mara Silveira Baltazar e o promotor de Justiça Galba Cota de Miranda. A Solenidade contou também com a presença de amigos e familiares dos agraciados.
O evento teve a participação do cantor, compositor e multi-instrumentalista Pedro Mafra, que tocou sucessos da MPB e da Bossa Nova para abrilhantar a solenidade. Nascido em Ponte Nova, Pedro herdou o talento musical do pai, o músico e produtor Bruno Felga, e do bisavô, Zeli Mafra.
Os homenageados em 2023 são: Adriano de Almeida Alvarenga; Bruno Henrique Tenório Taveira; Cláudio Márcio Dornelas; Clayton Lopes; Cleide de Oliveira Fiorillo; Cristiano Domenici Roberto; Ezequiel Douglas Ramos Perpértuo; Fabiana Aparecida Amorim; Fabrício Marinho da Costa; Luciano José da Silva; Luiz da Paixão Rodrigues; Maria Amélia Suriani Lima; e Silverio Rocha de Aguiar.
Moções de Congratulações
Três Moções Especiais de Congratulações foram entregues na Reunião Plenária do dia 19. A Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores (IHNSD), a Rádio Sociedade de Ponte Nova e o Esporte Clube Palmeirense (ECP) receberam homenagens pela longevidade dos serviços prestados, em suas respectivas áreas, no Município.
Na área da saúde, a IHNSD presta há 150 anos serviços para Ponte Nova. Enquanto há 80 anos o ECP e a Rádio Sociedade de Ponte Nova fornecem, respectivamente, atividades esportivas e de comunicação.
A primeira edição do Projeto Câmara Mirim foi concluída com a apresentação das propostas elaboradas pelos participantes. Na Reunião Plenária do dia 5, três dos 10 vereadores mirins de Ponte Nova usaram a Tribuna Livre para expor o resultado do trabalho desenvolvido no mais recente programa de educação política e cidadã da Câmara.
As atividades do programa ocorreram durante o mês de setembro e foram coordenadas pela EL. Para a elaboração das propostas, os vereadores mirins receberam o auxílio da Assessoria Técnica Legislativa.
Das 13 propostas construídas pelo grupo de vereadores mirins, 10 são sugestões de Indicações e três de Projetos ou de Emendas em Projetos de Lei. As ideias foram apresentadas na Tribuna Livre pelos vereadores mirins Yasmin de Souza Vieira, Tamires Viçoso e Guilherme Augusto.
Entre as sugestões do grupo, há pedido de melhorias em áreas de lazer, execução de atividades para diminuir a dependência do uso da internet e de celulares por crianças e adolescentes, ações para otimizar o serviço de limpeza urbana, transparência, melhorias nos serviços de saúde e transporte coletivo, além da necessidade de obras públicas, como rede de esgoto. O documento com todas as propostas está disponível no site da Câmara.
Após a apresentação, os vereadores destacaram a importância da participação popular no Legislativo como forma de construção de políticas públicas adequadas à realidade.
Também na Reunião Plenária do dia 5, participantes do PJ utilizaram a Tribuna Livre para apresentar aos vereadores as propostas elaboradas durante as atividades da edição deste ano, que teve a temática “Jovem e Mercado de Trabalho”. Na ocasião, estudantes e professores receberam certificados de participação da Mesa Diretora.
Os estudantes Júlia Alves Rafael Silva, Nataly da Cruz Norberto e Thúlio José Quintão Silva foram os responsáveis por representar os alunos que participaram do PJ 2023. Eles apresentaram 24 propostas, que foram discutidas e aprovadas na Plenária Municipal. Cada um dos participantes da Tribuna apresentou as sugestões, que foram agrupadas em três subtemas.
O documento com as 24 propostas apresentadas está disponível no site da Câmara. Ao final da apresentação, os alunos entregaram impressas as propostas aos vereadores.
A CFLJ fez um importante debate sobre as ações de trânsito no Município. Para tanto, recebeu representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Polícia Militar.
Participaram do encontro a Chefe de Mobilidade Urbana do Demutran, Vanise Maria Santos Teixeira, o agente de trânsito, Gláucio Alves Soares, o Tenente da 21ª CIA da Polícia Militar, Waldson Debortoli de Miranda, e o soldado Thiago Vaz.
Os membros da Comissão salientaram que as condições do trânsito do Município decorrem da precária infraestrutura do Demutran.
Em outubro, a Câmara aprovou cinco Projetos de Lei. Os textos tratam sobre incentivo a doadores de sangue; denominação de “Bosque Bartolomeu” da arborização às margens do Rio Piranga; adequação da remuneração do magistério; instituição do Programa “Família Acolhedora” e do “Dia do Vereador” no Município.
Os parlamentares encaminharam 17 Requerimentos à Prefeitura sobre assuntos diversos, como saúde, obras e infraestrutura, trânsito, servidores públicos, serviços públicos, esporte, finanças e meio ambiente. Os documentos estão acessíveis no site da Câmara.
Servidores da Câmara de Ponte Nova participaram do curso sobre a nova Lei de Licitações e Contratos – Lei Federal 14.133/2021 –, ministrado pelo advogado pós-graduado, Bruno Augusto Loureiro Leandro, especialista em compras e contratações públicas. O encontro aconteceu no Plenário João Mayrink.
O intuito do curso foi atualizar os servidores para atender as normas estabelecidas pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, aprimorando os conhecimentos sobre as contratações de bens e serviços no setor público.
*Texto redigido com a contribuição da estagiária Melissa Castro