Novo modelo de transporte coletivo é apresentado na Câmara
A coordenadora do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Vanise Maria Santos Teixeira, participou da Tribuna Livre na Reunião Plenária da Câmara da última quinta-feira (29), para apresentar os desdobramentos acerca da Audiência Pública realizada pelo Executivo no último dia 5.
Na ocasião foi discutida uma nova proposta para melhorar o transporte coletivo no Município. Vanise trouxe dados a respeito do sistema atual, bem como do novo projeto para a concessão do transporte coletivo.
Sistema atual do transporte coletivo
A coordenadora do Demutran informou que o sistema atual do transporte coletivo do Município conta com 32 linhas, sendo 15 urbanas, 9 distritais e 8 rurais. A frota operacional atual é composta de ônibus convencionais básicos, sendo 38 veículos, com idade média de 14 anos e idade máxima de 20 anos.
Com relação à demanda das viagens dos coletivos, Vanise ressaltou que o Município apresenta três picos de viagens durante o dia útil, sendo pela manhã, horário do almoço e à tarde. Ela informou também que a demanda no pós-pandemia vem aumentando gradativamente. "A gente espera que em 2023 o volume de passageiros se aproxime ao volume de passageiros pré-pandemia. Então nós temos aí uma média mensal de 2022. As linhas urbanas representam 68,7% dos passageiros, as distritais, 29,3% e as rurais 2%".
Linhas com maior demanda de passageiros
Vanise apresentou também a demanda atual para as linhas do transporte coletivo. As linhas que contam com maior número de usuários de ônibus são a: 01 (Pacheco), que é a linha responsável pela maior quantidade de passageiros transportados por dia, seguido da linha 03 (São Geraldo), a linha 06 (São Pedro), a linha 08 (São Pedro-Palmeirense-Esplanada), a linha 09 (Triangulo- Centro), a linha 11 (Palmeiras- Rasa-Rodoviária) e a linha 34 (Vau-Açu-Palmeiras).
Criação de uma linha circular Centro-Palmeiras
Uma das propostas para o novo sistema de transporte coletivo no Município é a criação de uma linha circular Centro-Palmeiras. A coordenadora do Demutran afirmou que foi constatado que 54% da concentração das viagens é no corredor Palmeiras-Centro, uma vez que esses bairros têm a maior concentração da população por ser centro econômico e possuir o maior número de comércio.
"Essa linha vai funcionar como uma integração, uma linha circular, onde o usuário poderá utilizar-se dela dentro de um período de 60 minutos [...] com uma única passagem [...] Criamos essa linha circular, que será a linha 80, para todas as linhas distritais e rurais. A gente visa mais esses dois tipos de zona, porque eles vão chegar e vão parar em dois terminais, que será no Terminal Rodoviária Velha e no Terminal em Palmeiras.
Vanise explicou que essa linha circular ficará o tempo todo circulando e o percurso estimado para a linha será de 30 minutos. "Serão em média 32 viagens/dia na hora de pico. Serão três viagens a cada 20 minutos. Passará dos dois lados da Beira-Rio. Com isso nós temos esses dois terminais de integração. [...] Se a pessoa chegar em Palmeiras e quiser ir para a Cidade, desembarcará no Circular Integração com a mesma passagem e virá para a Cidade. Isso dentro de um período de 60 minutos que o usuário tem pra fazer o deslocamento. [...] Você teria a utilização de duas linhas com o pagamento de uma única tarifa”.
A coordenadora do Demutran salientou que esse novo sistema visa à otimização dos pontos de embarque e desembarque e à diminuição de sobreposição de linhas no Centro, que é o eixo principal. "Nós vamos eliminar alguns pontos que são muito próximos, porque isso também é uma das razões que faz com que a viagem fique mais demorada. Teremos a eliminação de pontos com menos de 200 metros de distância entre um e outro, e com isso teremos uma melhora no tempo de viagem, sem aumentar o tempo médio da caminhada das pessoas para chegarem até o ponto de embarque”.
Implantação de novas tecnologias
Dentre as premissas do novo sistema de transporte está a utilização de novas tecnologias. Vanise contou que será implantado um sistema de bilhetagem eletrônica. "A bilhetagem vai permitir exatamente fazer essa leitura, que vai contemplar essa integração. Vai ser um cartão com esse tipo de sistema de bilhetagem. É um sistema inteligente, que vai ver de onde a pessoa saiu, o destino, se a pessoa já fez o uso da integração [...] se estiver no retorno será cobrado novamente".
Ela deu como exemplo uma pessoa que mora em Anna Florência e trabalha no centro de Ponte Nova. "Ela vai pegar um ônibus em Anna Florência, vai descer no ponto em Palmeiras, pega um circular e vem pro Centro, uma única passagem. Para retornar depois do trabalho, ela vai entrar na circular 80, passa o cartão para ir do Centro para Palmeiras, na hora que ela entrar no ônibus de Vau-Açu em Palmeiras, ela passa o cartão de novo, mas não será cobrada outra passagem, pois ela estará fazendo um retorno, como se estivesse voltando".
Centro de Controle e Monitoramento
Vanise disse também que será implantado um sistema de monitoramento e controle. "Terá um sistema de informação do usuário, em tempo real, via aplicativo, e também uma ideia de ter um funcionário nos dois pontos de integração, para dar informações gerais de linha, horário, onde o ônibus está, etc".
Alteração nas linhas Pacheco-Palmeiras e Santo Antônio-Primeiro de Maio
Vanise explicou que a linha que faz o trajeto Pacheco até Guarapiranga não vai passar pelo Guarapiranga. "Ele não vai subir no Guarapiranga mais. O usuário terá duas opções: se a pessoa sair do Pacheco, ou ele pode descer no Centro Histórico e pegar a linha 80, que vai até o Guarapiranga, ou ele vai descer no Terminal de Palmeiras. E esse trecho que vai até o Guarapiranga, em torno de 400 metros, ele vai a pé".
Com relação à linha Santo Antônio-Primeiro de Maio, o trajeto será feito por micro-ônibus.
Novos Centros de Integração
Vanise informou que estão em estudo algumas propostas, como a criação de dois novos Centros de Integração para diminuir a sobreposição de veículos em algumas vias do município. "O corredor Centro-Palmeiras concentra mais de 54% do destino das viagens. São os dois gargalos que hoje nós temos”.
Considerações dos parlamentares
O vereador André Pessata (Podemos) argumentou sobre a situação da linha da Rasa. “Eu vi que você falou que a linha da Rasa vai continuar sem alteração [...] Talvez seria necessário colocar mais um veículo. [...] Nós temos aí esse gargalo pra resolver na Rasa, [...] tem os horários de pico. [...] Se a Rasa pudesse ser inclusa aí pra parar em Palmeiras, uma vez que a Rasa é a que mais traz passageiros, e você falou aí que na Rasa não terá alteração”.
A vereadora Fiota (PSDB) demonstrou sua preocupação com a integração. "[...] O pessoal que chega lá em Palmeiras, do Pontal, [...] esse ônibus tudo tem atraso [...] por causa do fluxo de carro no trânsito. [...] Vai ter essa linha de ônibus que vai dar esse fluxo mais rápido para os passageiros que descerem em Palmeiras para chegar até a Avenida?”.
“Serão quatro ônibus de circular e eles não param, eles ficam o tempo todo circulando", explicou a coordenadora.
A vereadora Marilda (PSB) questionou a distância que os passageiros precisarão caminhar. "Você falou em relação ao Pacheco, eu acho que essa distância de 400 metros vai ficar um pouco tumultuada. Porque tem muita gente que mora no Pacheco e trabalha no Guarapiranga [...] então como os ônibus não estão andando nos horários certos, vai criar um certo transtorno”.
Vanise adiantou que ainda está em fase de estudos uma ideia de fazer uma linha que vai conseguir contemplar a região citada pela vereadora. "A gente está desenvolvendo uma ideia de fazer uma linha, que eu vou chamar de Expresso [...] ele vai sair do Pacheco e só vai ter um ponto no terminal no Centro, depois ele vai parar só no Terminal de Palmeiras e subir o Guarapiranga. A gente vai fazer um teste ainda com a São Jorge, para ver se vai ter um número de passageiros, e vai contemplar essa linha num horário de pico, de manhã. [...] se a gente ver que vai ser interessante, a gente está com essa ideia de criar uma linha, a Expresso".
O vereador Juquinha Santiago (Avante) parabenizou o novo cronograma das linhas de ônibus, mas questionou sobre a comunidade do bairro Paraíso. “Todos os bairros foram contemplados [...] eu não vejo aqui o bairro Paraíso, com a população imensa que tem ali. São tantas pessoas que descem ali, pessoas idosas [...] e esse povo do bairro Paraíso fica prejudicado, esse carro só vai até a Faculdade”.
"Nosso problema é que não temos condições do ônibus subir, porque não tem como ele virar. Hoje já entrei em contato com o pessoal da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) para ver se fazemos [...] uma escadaria, alguma coisa que ligue o condomínio na Avenida Mário Martins de Freitas, porque hoje o ônibus não consegue ir dentro do bairro Paraíso. Infelizmente", explicou a coordenadora.
O vereador Sérgio Ferrugem (Republicanos) perguntou sobre idade da frota. "Uma coisa que eu observei é a respeito do tempo. [...] Eu estou falando com propriedade porque fui colaborador por um ano e meio da São Jorge [...] Triângulo é só morro, você sai do Velho, pega o Novo, é morro de novo [...] o mínimo poderia ser cinco anos e o máximo 10. Porque ficou o mínimo sete e o máximo 12. Achei um tanto quanto longo devido à topografia da nossa cidade".
Vanise argumentou que apesar de ter a vontade de trazer ônibus mais novos, seria inviável devido aos custos. "Essa questão de cinco, 10 anos, [...] a minha vontade à frente do Demutran [...] é fazer um transporte iniciar aí com dois anos de uso, a idade dos ônibus. [...] Só que se a gente colocar lá a compra de um ônibus, o subsídio estoura. [...] não há a possibilidade de colocar todos os ônibus zero".
O vereador Emerson Carvalho (PTB) agradeceu a presença da representante da Demutran e afirmou a necessidade de se aguardar a licitação e todo o projeto ser colocado em prática para ver se realmente o novo sistema de transporte coletivo no Município irá funcionar.
A vereadora Aninha de Fizica (PSB) salientou o anseio de algumas pessoas que fazem uso de lotação no Vau-Açu. Ela alegou problemas devido à superlotação em alguns horários de pico enfrentados pelos usuários de coletivo da comunidade. Aninha ainda questionou sobre os ônibus que contemplam a zona rural. "Parece que o número de lotações e o número de horários para a zona rural diminuiu".
Vanise explicou que já houve o acréscimo de alguns dias em algumas linhas, mas a intenção é voltar alguns horários que haviam sido reduzidos durante a pandemia.
O vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB) sugeriu que um micro-ônibus faça o trajeto no bairro Paraíso.
Vanise afirmou que fez um pedido à Seplade para que seja feito um levantamento confirmando se há a condição de fazer o acesso para facilitar a chegada dos moradores ao ponto de ônibus.
O vereador Zé Roberto Júnior (Rede) contextualizou sobre a questão do término do contrato com a São Jorge.
"Pra mim, a Prefeitura deixa muito a desejar na sua gestão, falta de planejamento que sempre falo aqui. Porque um contrato que termina em 19/04/2021. [...] No início do ano nós fizemos um requerimento para saber exatamente sobre essa questão da licitação, e a resposta que nos foi dada é que estava tudo sob controle, que iria sair o edital, [...] aí a gente tem o primeiro edital lançado e aí ele foi suspenso por conta de plágio, eles plagiaram o estudo passado. Tentam de novo em julho, aí foi suspenso porque não teve o impacto, [...] demonstra total falta de responsabilidade por parte da Prefeitura nesse sentido com relação ao transporte público. [...] Tudo é muito demorado, burocrático, infelizmente”.
Zé Roberto também comentou sobre a questão do bairro Paraíso. "A culpa é da Seplade de ter autorizado a construção dos edifícios lá. A Secretaria de Planejamento e a Prefeitura. Porque como que você autoriza um novo loteamento onde não se contempla, por exemplo, o transporte público, a coleta urbana, isso é um absurdo! Demonstra como a prefeitura não tem planejamento nenhum".
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) criticou a gestão do Executivo com relação ao transporte coletivo. "É muito bonito no papel, [...] nós temos 18 meses de gestão do prefeito, [...] em 18 meses esse projeto não consegue colocar na prática, por quê? Nós temos o edital, tem que ver se o edital vai dar certo, se a empresa vai ser interessada. Se for a São Jorge para cumprir isso aí, ela não tem condições de cumprir. A frota de ônibus deles está sucateada. [...] Já foi levantado aqui que os ônibus de integração são quatro só, não vai correr em tempo ágil para dar atenção a essa população alvo".
O presidente da Câmara ainda argumentou sobre o horário em foi realizada a Audiência Pública e questionou se houve a participação de populares. "Quando a gente faz Audiência Pública é pra ouvir a população e ver as demandas. Gostaria de saber se a Audiência Pública, que foi no mesmo horário da Reunião Plenária desta Casa, e por isso não pôde ir nenhum vereador. Eu pergunto se a população foi realmente ouvida com relação às linhas, aos horários. Nós temos vários bairros novos no município: Paraíso, Primavera, Estrela da Mata, Vale do Sereno, Cidade da Serra. Aí eu pergunto se eles vão ficar sem ser assistidos".
"Já estamos trabalhando, são muitas demandas; mas acredito que nessa gestão atual do Executivo, o projeto estará em prática. [...] Com relação à Audiência, ela foi amplamente divulgada, estiveram populares presentes lá [...] Nós sabemos que a prioridade que a gente tem que dar na mobilidade urbana de qualquer cidade hoje é o transporte coletivo, porque nossas vias já não suportam”, finalizou Vanise.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 29 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.