Na Tribuna Livre, cidadão fala sobre problemas recorrentes no município

por Divisão de Comunicação* — publicado 12/04/2022 13h05, última modificação 13/04/2022 13h01
Rodrigo Bento Coelho utilizou a Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 7 de abril para falar sobre saúde, infraestrutura e segurança pública
Na Tribuna Livre, cidadão fala sobre problemas recorrentes no município

Rodrigo Bento Coelho durante a participação na Tribuna Livre do dia 07/04/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

O cidadão Rodrigo Bento Coelho esteve presente na Câmara Municipal para falar sobre saúde, infraestrutura e segurança pública. Na Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (7), ele lembrou o dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O participante também destacou que a Constituição Brasileira de 1988 prevê que todos os cidadãos brasileiros têm direito à saúde e à educação. Entretanto, segundo ele, há mais de dois anos aguarda por uma consulta médica, em Ponte Nova.

“Dois anos eu aguardo pra poder passar num médico oftalmologista. Médico, não é exame, não é cirurgia, é médico oftalmologista. Uma simples consulta. Já faz dois anos que estou aguardando e até hoje não tive a possibilidade. Passei no oftalmologista, porque eu passei num médico particular para poder consultar e pegar uma nova receita de óculos”, relata.

Ele também disse que há nove meses aguarda um exame com dermatologista. “Infelizmente, a gente vai na Secretaria de Saúde, pede informação, e eles não têm: ah, não tem data, não tem como, não sabe quando que vai ser, nós não conseguimos saber quantas pessoas que ainda faltam para ser atendidas, uma perspectiva de que mês nós poderemos ser atendidos. Então é uma desorganização, uma falta de transparência que encontra-se na Secretaria de Saúde”, avalia o participante.

Rodrigo lembrou que durante a campanha eleitoral, em 2020, foi afirmado que a fila de cirurgias de cataratas havia sido zerada em Ponte Nova. Apesar disso, o cidadão conta que desde 2021 aguarda por esse procedimento.

“Durante a campanha de 2020, a administração foi às ruas, foram aos jornais, foram as redes sociais e disseram que realizaram milhares de cirurgias de catarata e que zeraram a fila de cirurgias de catarata em Ponte Nova. Contudo, senhores, eu estive na Secretaria buscando informações, porque pra mim é urgente que eu faça essa cirurgia. Não tenho condições de pagá-la, ‘né’ um médico particular o que é mais de seis mil reais a cirurgia em cada olho. Eu preciso fazer a cirurgia nos dois olhos. E eu fiquei pasmo quando eu descobri que a fila de espera encontra-se no mês de agosto de 2019. E aí eu perguntei: quantas pessoas estão na minha frente? Eles não sabem informar”, destaca Rodrigo.

Após isso, ele solicitou que a Câmara envie um ofício solicitando transparência nesses dados, para a população.

Infraestrutura

Sobre a infraestrutura do município, Rodrigo enfatizou a quantidade de demandas existentes quanto aos buracos nas vias do município. Ele também ressaltou que algumas sinalizações não são eficientes, o que pode acarretar acidentes.

“Isso é no Triângulo, aquela curva da igreja né, sentido Triângulo, São Judas. É absurdo dizer que esse buraco aí já faz aniversário. Um buraco grande, perigoso, que deveria ter sido tomado providências logo de início, e está ali. E essa sinalização, que se encontra nesse local, ela não é uma sinalização favorável, isso aí corre riscos, de na hora que eles curvarem, topar de frente com a sinalização que está muito próximo do local e um veículo parar aí dentro”, observa Rodrigo.

Segurança pública

Em relação à segurança pública, o cidadão solicitou que a Câmara encaminhe ao Executivo um requerimento para a implementação da Guarda Municipal em Ponte Nova.

“Eu venho aqui sugerir a vocês que encaminhem ao Poder Executivo Municipal, é um ofício vendo com ele a possibilidade de se implementar aqui em Ponte Nova, uma Guarda Civil Municipal. Visto que ela será de grande importância na busca de tentativa de liberar a Polícia Militar para realizar o trabalho ostensivo preventivo e a Guarda Municipal cuidar dos patrimônios”, destaca Rodrigo.

Manifestação

Para finalizar, o cidadão fez uma manifestação de repúdio ao Executivo e solicitou o envio de um ofício para questionar o processo de convocação para assumir um cargo que ele foi aprovado.

“Eu quero deixar aqui a minha manifestação, primeiro de repúdio à Administração Municipal, e deixar aqui uma reclamação e pedir que vocês encaminhem um ofício para o Executivo. Que eu gostaria muito de saber qual que é a resposta por ele, devido a minha não convocação do Concurso Público de Ponte Nova. O setor de postura ele também é importante e fundamental na colaboração da Segurança Pública, visto que ele vai fiscalizar as festas, ele vai verificar os horários de funcionamento”, salienta o civil.

Após a manifestação do participante, os vereadores comentaram sobre os assuntos, agradeceram a presença do cidadão e manifestaram sobre as situações relatadas por Rodrigo.

O vídeo da participação de Rodrigo Bento Coelho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: