Na Tribuna Live, cidadã questiona atuação da Secretaria de Meio Ambiente em sua residência
Os vereadores receberam, durante a Reunião Plenária da última quinta-feira (27), a cidadã Maria Auxiliadora Bezerra, que participou da Tribuna Livre para expressar seu constrangimento perante a visita de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) a sua residência. Segundo ela, o fato, que ocorreu no dia 11 de fevereiro, em sua chácara, no bairro Esplanada, não é inédito.
“Sempre está acontecendo. [...] O secretário [...] me coagiu com drone, com mais a equipe dele na minha casa, querendo invadir de qualquer maneira para fazer a vistoria no meu terreno por causa do mosquito da dengue. [...] Chegaram gritando meu nome no meio da rua, se promovendo, na rua dos Ferroviários, [...] me coagindo; todo mundo vendo aquela situação. [...] Eu permito que seja vistoriado sim, mas não com oito homens. [...] Disseram que foram autorizados pelo prefeito a chamar a polícia. Isso não é caso de polícia. [...] Se eles estão achando que eu vou desistir de morar na Esplanada, jamais”, afirmou.
Maria Auxiliadora relatou que sempre cuida da limpeza de sua residência. “Meu terreno é todo limpo, meu terraço é todo limpo, minha caixa d’água é toda limpa. [...] Eu gostaria que eles fossem em outros locais que estão abandonados e que precisam de vistoria, em lotes abandonados”.
Ela convidou os vereadores para que façam uma visita a sua residência para averiguar que não há nada de errado no local.
“Vim pedir a vocês que olhem isso com carinho. [...] É nesta Casa que eu vou encontrar a verdade, o respeito. [...] Quero receber vocês na minha casa para um diálogo e para que vocês vejam se há um erro. [...] Eu não quero ser mais coagida. É muita pressão psicológica”, desabafou.
Medição de terreno
Outro assunto tratado por Maria Auxiliadora foi sobre a medição realizada pelo Executivo no terreno de sua propriedade.
“Eu tenho uma residência com 1.920 metros quadrados de terreno. E a Prefeitura lesou o meu terreno, voltou para 1.740, e eu não encontro quem abriu a estrada, a rua Zirezarte. Até hoje passaram vários prefeitos e nada me trouxe uma solução. Eu vou à Prefeitura e eu não encontro nenhuma resposta”.
Ao final da participação de Maria Auxiliadora, os vereadores a parabenizaram e disseram que ela é sempre bem-vinda e que a Casa Legislativa está sempre aberta para o diálogo.
O vereador Marcinho de Belim (PDT) sugeriu que a Comissão de Defesa de Meio Ambiente (CDMA), da qual ele é membro, faça uma visita à chácara de Maria Auxiliadora para que ela possa demonstrar que não há erros e também para que ela não seja mais coagida.
Marcinho também falou sobre a medição do terreno contestada por Maria Auxiliadora. “A senhora tem que pedir a reintegração da posse desses [...] metros quadrados”.
Wellington Neim (PP) ratificou a importância da visita da Comissão à residência. “A nossa Comissão de Meio Ambiente vai fazer uma vistoria in loco para que assim a gente tenha respaldo se, caso houver algum tipo de vistoria no seu lote, a Comissão possa conversar com o setor responsável pela prevenção à dengue”.
Guilherme Belmiro (PT) parabenizou Maria Auxiliadora pelo empenho na defesa do meio ambiente e no trato dos animais. Ele ainda ressaltou que a função dos vereadores é fiscalizar as demandas trazidas pelos cidadãos.
“Todas as suas reclamações com relação ao secretário, nós vamos cobrar e averiguar o que houve para tentarmos definir uma solução. [...] Você trouxe uma demanda para nós e vamos correr atrás para ver o que de fato aconteceu nesse episódio específico da ida dos servidores da Secretaria [de Meio Ambiente] a sua casa e como o fato se procedeu”.
O vídeo da Reunião Plenária de 27 de março está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.