Na Câmara, secretária de Cultura, Turismo e Comunicação faz balanço das ações

por Divisão de Comunicação* — publicado 20/12/2022 18h14, última modificação 20/12/2022 18h14
Fernanda de Magalhães Ribeiro também explicou sobre processos licitatórios para a participação de empresas em eventos municipais e falou sobre o planejamento das atividades para o próximo ano
Na Câmara, secretária de Cultura, Turismo e Comunicação faz balanço das ações

Fernanda de Magalhães Ribeiro

A responsável pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Comunicação (SEMCTC), Fernanda de Magalhães Ribeiro, utilizou a Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (15) para fazer um balanço das atividades desenvolvidas em 2022 e apresentar o planejamento para o próximo ano. 

De acordo com ela, em 2022 foram publicados 17 chamamentos públicos, 12 ações efetivas e complexas do turismo, 73 eventos de pequeno, médio e grande porte e 16 ações do setor de patrimônio.

Turismo

Fernanda informou que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turístico recebeu nota máxima pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, ela esclareceu que o município participa da Associação do Circuito Turístico Montanhas e Fé, que conta com a participação de 21 cidades, que colaboram entre si para o desenvolvimento do turismo.

A Secretária também informou que foram instalados totens, em parceria com o Rotary, e o município participa da Feira Internacional do Turismo, que acontece anualmente em Ouro Preto.

Fernanda esclareceu que os setores de eventos e turismo, pastas que compõem a SEMCTC, são ramos que conversam entre si e o objetivo da realização de festividades é gerar renda e destacar Ponte Nova na região. “A galera compra roupa, sapato, acessórios, a galera lancha depois do show. Então a gente quer fortalecer isso cada vez mais para girar dinheiro e fortalecer a economia aqui também. Hotéis também né, van, táxi, aplicativo”, explica a Secretária. 

Outros pontos também foram citados, como a criação da Semana do Patrimônio e utilização da marca de Ponte Nova em produtos que levem para outros lugares o nome do município. Fernanda citou que ocorreram capacitações com os taxistas. “A gente está tentando ajudar o pessoal a entender a importância do atendimento adequado, no horário. Já aconteceu em Ponte Nova evento lotado e as pessoas não acharem táxi, carro para ir embora”, explica a secretária.

Tombamento do Centro Histórico

Fernanda informou que os trâmites para o tombamento do Centro Histórico de Ponte Nova estão ocorrendo.

“Ainda tem que trocar as placas de todos os comércios da região, a gente já está notificando. A promotoria do Ministério Público, a nosso pedido, na época da pandemia, aceitou segurar, porque estava todo mundo sem recurso para gente exigir naquele momento. Mas esse prazo acabou, então agora o pessoal tem que adequar”, explica a secretária.

Feiras

A unificação das feiras do município também é uma proposta que foi esclarecida pela secretária. “É uma proposta de trazer um lugar mais seguro. Porque eu acho que esse negócio de feira com gente em pé, no meio da rua, criança e carro passando não funciona. Mas eu quero levar atividade cultural junto para poder dar uma segurança para os feirantes de que a mudança não vai ter impacto negativo”, esclarece Fernanda.

Carnaval

A abertura dos editais de chamamento público para os carnavais de bairros também foi sinalizada. Fernanda disse que a SEMCTC optou por realizar pequenos e médios eventos.

“Cada bairro faz o seu é uma coisa mais fácil até de conter os ânimos. Porque quem está ali conhece quem está, a pessoa respeita mais o território, a área dela, do que talvez um outro canto da cidade. Então a ideia é a gente pagar a estrutura toda e a comunidade faz a movimentação, a mobilização social. Então a gente paga som, palco, iluminação, banheiro, tenda”, explica Fernanda.

Dia das Crianças

Fernanda informou que assim como os eventos do carnaval, no Dia das Crianças a SEMCTC optou pela realização de eventos nos bairros. “Eu percebi que é muito mais eficiente uma pessoa lá do Pontal criar um evento do Dia das Crianças e a gente banca [...] do que a gente tentar atingir a cidade inteira no Dia das Crianças, é muito difícil”.

Apoio ao artesanato

A secretária pediu apoio nas divulgações de editais de artesanato e enfatizou que o Executivo tem dificuldades para atingir esse público. “O artesanato tem abertura para todos nossos eventos, já fiz milhões de chamamentos. [...] Ainda é um setor muito complexo. [...] Sugestões são bem-vindas”.

Editais de patrocínio

Fernanda informou como funcionam os editais de patrocínio para eventos do município. De acordo com ela, anualmente os chamamentos são abertos. “São coisas que eu não tenho licitado, não tenho como fazer. [...] Eu preciso, por exemplo, alugar mesa e cadeiras para um evento, aí a empresa [...] entra, ela paga o aluguel de mesas e cadeiras e ela tem uma contrapartida de divulgação da marca”.

Praça de alimentação em eventos

A realização de parcerias para a praça de alimentação em eventos também foi explicada pela secretária. “Isso é um edital. [...] A pessoa se inscreve, manda a documentação e fica lá. Todo evento que eu tenho eu faço contato um por um, na ordem”.

Solicitação de apoio a eventos

O envio de informações para que empresas possam apoiar eventos municipais foi enfatizado pela secretária. De acordo com ela, o link para cadastro está disponível no site da Prefeitura. “Eu preciso que seja preenchido esse link, porque é a maneira de eu comprovar que eu te tratei da mesma forma que eu tratei ciclano. É a maneira de ter um registro. Quando eu for fazer o balanço no final do ano, quanto eu gastei de apoio, preciso de mais? Faltou? É uma formalidade que eu preciso que seja feita”, explica Fernanda.

Edital de financiamento da cultura

Fernanda informou que os editais de financiamento para a cultura serão publicados, provavelmente, em março e abril de 2023. “Nós distribuímos cinco projetos de 12 mil reais. Ainda está em execução, então só vai ser publicado outro quando a prestação de contas desse terminar”.

Credenciamento para a contratação de artistas

A secretária pediu apoio na divulgação de editais para a contratação de artistas e enfatizou que todos participam de um processo licitatório padrão. “Todo mundo que toca, que participa de evento nosso é contratado. É pago. Não tem [...] esse negócio de artista vai lá apresentar a banda de graça para divulgar trabalho. É todo mundo contratado, bonitinho, pelo credenciamento, oficina, teatro, dança, os locutores dos eventos são todos credenciados, é um processo licitatório padrão”. 

Parceiros consolidados

Fernanda enfatizou a importância dos parceiros consolidados, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Rotary e Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (ACIP/CDL).

Estação do Chopotó

A reforma da Estação do Chopotó foi abordada pela secretária. De acordo com ela, é necessário estabelecer diretrizes para a consolidação da obra. “Eu tenho que avaliar: aquilo vai ser utilizado por quê? Quantas pessoas também aquilo ali vai acessar e afetar. O que que eu vou fazer com aquilo depois que eu reformar? Porque não adianta eu ficar reformando prédio para deixar abandonado. Eu tenho que ter um projeto, eu tenho que utilizar”, explica a secretária. 

Secretaria Municipal de Educação

Fernanda também citou as problemáticas quanto à reforma do prédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). “A média de custo de um projeto ali seria uns R$ 300 mil o projeto. Na época nós não conseguimos nem licitar o projeto. Tivemos o mesmo problema com o pontilhão. [...] Vamos reformar, restaurar, não pode deixar cair, eu sei. E vamos fazer o quê? Dois milhões, três milhões para abrigar uma secretaria? Não pode. Com tudo que a gente tem que fazer na cidade”, observa.

Os vereadores esclareceram dúvidas, parabenizaram o trabalho, agradeceram a participação da secretária e também apresentaram sugestões.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 15 de dezembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: