Morador reivindica melhorias para o bairro de Fátima na Tribuna Livre
“É uma obra que está inacabada, a obra nunca acaba. Pelo amor de Deus, ajuda a gente”. Foi com esse pedido que o cidadão Paulo Jacinto Gregório, morador do bairro de Fátima, iniciou a sua participação na Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (23). Ele esteve presente para reivindicar melhorias para a rua Coronel Emílio Martins, no bairro de Fátima.
Durante a manifestação, Paulo relatou diversos transtornos pelos quais os moradores convivem na rua Coronel Emílio Martins e em outras vias do bairro de Fátima. Ele citou que a rua é muito movimentada e que as pessoas têm dificuldade em transitarem pelo local. “Todas as pessoas que vão resolver problemas... No CRAS [Centro de Referência em Assistência Social], crianças não conseguem chegar no CRAS. É tanta bagunça naquela rua”, contou.
“Eu sou morador, eu amo o meu bairro. Agora, eu preciso da ajuda dos senhores, porque sem os senhores eu não vou resolver, não vou chegar a lugar nenhum”, disse ao pedir o apoio dos vereadores. Em outro momento, Paulo relatou o diálogo que teve com um cadeirante que mora na rua e que também sofre com as condições da via: “eu vou, Paulo, mas o problema, Paulo, é a comoção. A nossa rua está tão estragada, né, Paulo?”, lamentou.
Segundo o morador, a situação da via está tão grave que as residências perderam valor no mercado. “O pessoal não pinta as casas. Como é que o pessoal vai pintar as casas? As casas perderam o valor no bairro de Fátima, gente. Por conta de quê? As ruas – não estou dizendo não é só as do bairro de Fátima, é de Ponte Nova toda. [...] É isso que a gente fica triste”.
Paulo também contou que atua em ações esportivas e culturais no bairro. O cidadão relatou episódios em que ele, juntamente com a comunidade, precisou realizar serviços públicos por conta própria. “Tivemos que tirar dinheiro para poder fazer a limpeza no campinho, fazer limpeza, para praticar esporte! [...] Esporte é saúde, esporte é lazer”, opinou e cobrou o apoio do poder público.
Ele também reclamou da falta de limpeza do Córrego Passa Cinco e pediu a instalação de guarda-corpo na via. “Menino de aula, igreja, posto de saúde, tem o São Vicente de Paula lá. Todo mundo passa no lugar. Se a pessoa faz assim ela cai lá embaixo. Se cair lá embaixo, morre, gente!”, alertou.
O participante lembrou do problema de vazamento de água na rua Gabriel Palermo. “Desce uma água lá, ‘a’ DMAES [Departamento de Água, Esgoto e Saneamento] quebrou a rua toda. Gente, não achou”, contou. Paulo também solicitou a revitalização da ‘biquinha’ do bairro de Fátima.
Após a manifestação, os parlamentares agradeceram pela participação do cidadão e fizeram comentários sobre o assunto. Durante a reunião, ficou definido que a Câmara enviará um ofício ao Poder Executivo cobrando as reivindicações apresentadas por Paulo.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 23 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.
*Este texto foi elaborado com a contribuição da estagiária Melissa Castro