Mais de três mil estudantes de 12 escolas inscritos na Gincana “Sua casa, nossa Câmara!” 2024

por Ronaldo Fernandes publicado 10/06/2024 17h39, última modificação 10/06/2024 17h39
Três escolas vão participar pela primeira vez. Foram inscritos para a terceira edição do Concurso 12 instituições de ensino, 3.208 estudantes e 117 profissionais orientadores. A premiação para os ganhadores totaliza R$ 110 mil

A terceira edição da Gincana “Sua casa, nossa Câmara!” terá a participação de 12 instituições de ensino, 3.208 estudantes e 117 profissionais orientadores. Todos concorrerão a prêmios que totalizam aproximadamente R$ 110 mil. O Concurso promove consciência política e cidadã por meio de uma competição saudável com a temática centrada em Ponte Nova e no Poder Legislativo Municipal.

Três escolas vão participar do concurso pela primeira vez. São elas: escolas estaduais Caetano Marinho e Coronel Cantídio Drumond e a Escola Municipal Santo Antônio. As outras participantes são: escolas municipais Dr. José Mariano, João Guimarães, Luiz Martins Soares Sobrinho, Miquelina Martino Moreira dos Santos, Padre Rafael Faraci e Progresso; Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira; escolas particulares Nossa Senhora Auxiliadora e Instituto Montessori.

Os participantes concorrem em oito categorias. A atividade é coordenada pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara, desde 2022, abrangendo escolas, profissionais e alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, das escolas públicas e privadas, além dos estudantes com deficiência de qualquer nível de ensino e dos respectivos orientadores.

A solenidade de lançamento da edição de 2024 aconteceu no dia 11 de abril. Todas as 38 escolas de Ponte Nova aptas a participarem do Concurso foram convidadas a se inscreverem por ofício, e-mail, telefone e algumas pessoalmente em visitas feitas pela coordenadora-geral da EL, Mariana Moreira dos Santos, em companhia da Chefe da Divisão Administrativa da Câmara, Kamila Magalhães. Além disso houve ampla divulgação do edital, publicado em 19 de março, e do período de inscrições entre os dias 13 e 29 de maio.

Etapas

O concurso será dividido nas seguintes etapas de participação: Etapa de Interação com as redes sociais da Câmara, aplicável a todas as categorias; Etapa de visita presencial de pais ou responsáveis nas reuniões plenárias ou de comissões da Câmara, aplicável às categorias de estudantes; Etapa de participação em enquetes virtuais, aplicável a todas as categorias; Etapa de envio dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e a produção do texto dissertativo pelos profissionais orientadores; Etapa de compartilhamento e mediação das curtidas e reações no Facebook da Câmara Municipal para os cinco trabalhos melhor avaliados em cada categoria de estudantes.

A comprovação da Etapa de Interação com as redes sociais da Câmara deverá ser enviada até o dia 21 de junho para o WhatsApp 31-3819-3288 ou o e-mail escoladolegislativo@pontenova.mg.leg.br.

Já a etapa de visita presencial de pais ou responsáveis nas reuniões plenárias ou de Comissões Temáticas da Câmara, com início em 10 de junho, vai até o dia 28 de junho. O responsável pelo estudante deverá assinar lista de presença.  As Reuniões Plenárias acontecem segundas e quintas-feiras, às 18h. As de Comissões são divulgadas com antecedência no site da Câmara.

A lista completa dos estudantes, de cada orientador, das escolas inscritas e os detalhes da premiação estão disponíveis no site da Câmara.