Livro que retrata e exalta a cultura do Município é tema da Tribuna Livre
Os vereadores receberam, durante a Reunião Plenária dessa quinta-feira (27), o promotor cultural Ademar Figueiredo. Ele participou da Tribuna Livre para falar a respeito de sua obra, “12 Anos de Arte & Cultura em Ponte Nova”. Na ocasião, Ademar observou a importância de valorizar a cultura do Município e explicou sua motivação para produzir o livro. “Eu quis mostrar, dar luz aos invisíveis. Quem é esse pessoal da nossa Cidade que está batalhando por aí e muitas vezes não tem a oportunidade. Valorizando os artistas e sua produção, eu tenho uma visão mais abrangente da arte, da cultura”.
O autor exibiu imagens do livro e explicou que o intuito é retratar a cultura em vários âmbitos, como na dança, na música, no artesanato, na pintura, na literatura, na gastronomia, na capoeira, no teatro, entre outros.
“Muita coisa que nós temos. Aí nós temos escolas. [...] São um centro de produção cultural. [...] Temos as artes plásticas. Esse rapaz hoje expõe em Londres, Nova Iorque. É daqui de Ponte Nova. [...] Corais. O “Vozes do Piranga”, os corais de Igreja. [...] A questão LGBT. [...] Comunidades rurais. [...] Dança e capoeira. [...] A capoeira é muito forte em Ponte Nova. Esse menino aí da dança está no Rio de Janeiro. Faz parte do Corpo de Baile do Teatro Municipal. Um menino que não se apresenta em Ponte Nova. Não tem espaço para ele se apresentar em Ponte Nova. Está no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Isso é muito mais sério do que a gente imagina. [...] Tudo isso está no livro. São mais de 300 artistas”.
Ademar disse que o livro tem um capítulo específico sobre os artistas que faziam lives durante a pandemia da Covid-19 para arrecadarem cestas básicas para instituições do Município.
Ele pontuou ainda que o livro, que tem 188 páginas, foi patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (Lei nº 3.832/2014) e distribuído nas escolas, faculdades e instituições de Ponte Nova.
“É a edição mais recente que está nas bancas. Os ‘12 anos de Arte & Cultura’ começam em 2011. [...] Foram feitos 300 exemplares e distribuídos gratuitamente para todas as escolas públicas. É um Projeto que foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura”.
Plano Municipal de Cultura
Ademar aproveitou para falar sobre a importância do Plano Municipal de Cultura para o Município.
“É um plano decenal. Ele vai ser formulado pela população e junto com a participação do Legislativo, porque no Conselho Municipal de Política Cultural, o CMPC, tem dois assentos que são ocupados pelo Legislativo. E seria muito bacana que todos os senhores [vereadores] soubessem quem são esses representantes. Porque são eles que vão ser a voz de vocês no Conselho”.
Considerações
Ao final de sua participação, Ademar agradeceu a oportunidade e convidou os vereadores a prestigiarem eventos que acontecem em Ponte Nova, muitos deles retratados no livro. Ele ressaltou ainda que os interessados podem adquirir o livro na Floricultura Sinhá Flores.
Os vereadores agradeceram a presença de Ademar e o parabenizaram por reconhecer e divulgar a cultura do Município.
O presidente da Câmara, vereador Wellington Neim (PP) enalteceu o esforço de Ademar por lutar pelo reconhecimento da arte. “O senhor é um fiel escudeiro da cultura de Ponte Nova”.
Guilherme Belmiro (PT) disse que Ademar é símbolo de resistência para todos ao resguardar a memória da cultura do Município.
“Você, sem dúvida, dá espaço para todo tipo de arte. [...] É muito importante, principalmente quando você falou da questão do movimento LGBTQIAPN+. [...] Sem dúvida, o seu papel enquanto colunista é algo fantástico e representa muito para nós, LGBTs, para nós da cultura, e para a própria sociedade de modo geral na questão de divulgar a arte. E Ponte Nova tem muita coisa boa. Ponte Nova tem anos e anos de história”.
Aproveitando a presença do prefeito na Reunião Plenária, Dr. Milton Irias (Avante), Belmiro solicitou a ele um espaço cultural. “Ponte Nova carece muito. [...] Um Teatro Municipal, sem dúvida, seria uma importante aquisição para o Município”.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 27 de fevereiro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.