Lançamento do Parlamento Jovem tem adesão de estudantes e debate sobre política e meio ambiente

por Imprensa — publicado 15/04/2021 15h30, última modificação 16/04/2021 11h52
Live de lançamento contou com a participação de quase 50 estudantes de Ponte Nova

Foi dada a largada para o PJ (Parlamento Jovem) 2021, em Ponte Nova. Em um encontro virtual na noite dessa terça-feira (13), estudantes de sete escolas do município, professores, diretores e supervisores, além de vereadores e servidores da Câmara se reuniram para lançar o programa. No evento, destaque para a importância da participação dos jovens na política e a pauta sobre o meio ambiente.

A live contou com a participação de quase 50 estudantes e foi transmitida ao vivo na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube. Integrantes do Projeto em outros municípios mineiros também acompanharam o encontro, que teve bom engajamento nas redes sociais, somando quase 1,2 mil visualizações.

Na fala de abertura do PJ, o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), ressaltou a ampla adesão dos jovens no projeto deste ano e a necessidade deles para a evolução da política no município e no país.

“É uma satisfação saber que mais de 50 estudantes estarão engajados, neste ano, aqui em Ponte Nova. [...] A política é a arena central da construção do futuro coletivo. [...] Os jovens precisam ser motivados, e certamente com o Parlamento Jovem poderemos propiciar a participação popular jovem na política pontenovense de forma cada vez mais qualificada”, disse Pracatá.

O coordenador de ensino da Escola do Legislativo, o servidor Ricardo de Melo, avaliou que o tema deste ano – Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – é bastante debatido entre os vereadores de Ponte Nova. Destacou que a Câmara possui a Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente e lembrou que o assunto é tratado pelos parlamentares desde 1892, pelo menos.

“No primeiro estatuto da Câmara Municipal de Ponte Nova já havia um artigo específico tratando sobre uma temática referente ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Ou seja, há quase 130 anos a temática já era discutida, inclusive, em âmbito municipal”, revelou.

Já o vereador Wagner Gomides (PV), coordenador técnico da Escola do Legislativo, evidenciou o papel da educação para a cidadania. “Este é o nosso papel enquanto Escola do Legislativo, conquistar espaço que a política foi perdendo ao longo do tempo devido à distorção do que ela realmente é e, principalmente, construir outros espaços que uma formação com conteúdo pode nos proporcionar. [...] A gente só consegue construir e exercer a cidadania de fato quando a gente tem conhecimento do que é isso”, falou.

Para a mesa-redonda do lançamento do PJ, foram convidados o doutor em Microbiologia e diretor do Campus Ponte Nova do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais), Leonardo Paiva Barbosa, e o professor de Geografia e doutorando, Jaime Augusto Alves dos Santos. O vereador Guto Malta (PT) também participou.

Durante a palestra, o professor Leonardo levantou a reflexão sobre o papel do cidadão nas tomadas de decisões. Ele destacou que iniciativas como a do PJ educam uma geração para que no futuro a participação popular na política seja mais efetiva.

“Quando nós trazemos para a política uma tomada de decisão no sentido ambiental, nós temos que pensar que assim como nós mudamos o sentido da política e dos contextos democráticos dentro da sociedade que nós vivemos, nós também somos responsáveis pelo nosso ambiente. Cada um de nós carrega em si a responsabilidade sobre os impactos ambientais que nós causamos no ambiente”, afirmou e chamou a atenção para as situações locais.

O professor lembrou que o surgimento da pandemia tem relação com a degradação do meio ambiente. “Ela surge em um país onde há um crescimento acelerado da população, uma redução acelerada dos seus recursos naturais, uma perspectiva de alimentação de fontes alternativas de proteína”, observou.

Além de defender a tomada de decisões embasada por conhecimentos técnicos e científicos, Leonardo avaliou que os impactos ambientais atingem a sociedade também de forma desigual.

A relevância da educação política foi destacada pelo professor Jaime. “O projeto de educação política permite o jovem ser o protagonista da história. [...] A gente está nesta polarização política hoje, porque lá atrás, os nossos pais, a gente mesmo, não teve [acesso a] nenhum projeto de educação política, ninguém mostrou para a gente como a política funciona. [...] Nossos adolescentes, daqui a pouco, serão os nossos representantes ou votarão nos nossos representantes”, ressaltou.

Ao falar sobre as mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade, Jaime lembrou as enchentes em Ponte Nova e a tendência de eventos extremos cada vez mais frequentes. A destinação dos resíduos sólidos, a gestão dos recursos hídricos e projetos socioambientais também foram comentados pelo professor. “Meio ambiente todo mundo gosta, todo mundo fala que trata, que cuida, mas na prática pouco se faz. A gente precisa chamar a atenção para isso”, frisou.

O encontro também possibilitou a interação entre estudantes e convidados. Os alunos Gabriel Santos, Amanda Vieira, Letícia Gomides, Gisele Souza, Pedro Lucas e Alice Cabral participaram com perguntas e comentários.

O PJ segue, agora, para a realização de oficinas, palestras e debates sobre os subtemas do programa. Todas as atividades serão realizadas virtualmente por causa da pandemia.

Este é o quinto ano consecutivo em que a Câmara de Ponte Nova adere ao projeto, que em 2021 completa 18 anos. Nesta edição, sete escolas aderiram ao projeto: escolas estaduais Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, Senador Antônio Martins, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto Montessori e IFMG – Campus Ponte Nova.

Parlamento Jovem

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas.